Música Bum Bum Tam Tam vira questão do Enem e MC Fioti comemora
Hit de 2017, a música Bum Bum Tam Tam, do MC Fioti, voltou a fazer sucesso em 2021. Além de ser o funk mais reproduzido da história do Youtube e virar o hino da vacina do Instituto Butantan, ela acabou virando questão do Enem.
Na prova de “Linguagens” da primeira etapa da prova, aplicada no último domingo (17), foi feita uma análise de uso do conteúdo erudito em obras populares. Entre elas, estava a música composta, produzida e cantada pelo artista.
Foi aí que veio a questão com o seguinte enunciado:
“Leandro Aparecido Ferreira, o MC Fióti, compôs em 2017 a música ‘Bum bum tam tam’, que gerou, em nove meses, 480 milhões de visualizações no Youtube. É o funk brasileiro mais ouvido da história do site. A partir de uma gravação de flauta que achou na internet, MC Fióti fez tudo sozinho: compôs, cantou e produziu em uma noite só.
‘Comecei a pesquisar alguns tipos de flauta, coisas antigas. E nisso achei a ‘flautinha do Sebastian Bach’, conta. A descoberta foi por acaso: Fioti não sabia quem era o músico alemão e não sabe tocar o instrumento.
A ‘flauta envolvente’ da música é um trecho da Partida em lá menor, escrita pelo alemão Johann Sebastian Bach por volta de 1723. A incorporação de um trecho da obra para a flauta solo de Johann Sebastian Bach na música do MC Fióti demonstra:
a) influência permanente da cultura eurocêntrica nas produções musicais brasileiras
b) homenagem aos referenciais estéticos que deram origem às produções da música popular
c) necessidade de divulgar a música de concerto nos meios populares nas periferias das grandes cidades
d) utilização desintencional de uma música excessivamente distante da realidade cultural dos jovens brasileiros
e) inter-relação de elementos culturais vindos de realidades distintas na construção de uma nova proposta musical”.
Após ficar sabendo da informação, Fioti, de 26 anos, comemorou nas redes sociais: “Viu que viramos questão do Enem? É o funk, a medicina, a ciência. Respeitem”.
E revelou: “Só gratidão. Deus não erra. Descobri a flauta de Bach em uma música de Dr. Dre”.
Confira:
Ver essa foto no Instagram
Ver essa foto no Instagram