Ana Maria Braga reage após ser acusada de ofender culinária africana

Ana Maria Braga

Ana Maria Braga
Ana Maria Braga
Ana Maria Braga emite comunicado após gerar polêmica com fala sobre culinária africana (Imagem: Reprodução / Globo)

Após debochar de um prato africano durante o Mais Você da última terça-feira (27), Ana Maria Braga se pronunciou através da sua assessoria de imprensa. A fala gerou uma polêmica nas redes sociais e alguns chefs de cozinha se posicionaram contra a apresentadora.

Me desculpo se na interação com o repórter, nossa brincadeira possa ter ofendido. A ideia foi dividir com os telespectadores instantes de descontração e nunca um sentimento de desrespeito. Conheço a culinária, admiro, gosto muito e recomendo que todos busquem experimentar“,  disse a global em nota enviada à imprensa.

Para quem não acompanhou o ocorrido, Ana Maria e o repórter Thiago Oliveira experimentaram ugali, um prato queniano à base de farinha de milho e água, acompanhado de refogado de legumes e carne.

Enquanto experimentavam a comida, os dois riram do prato e fizeram comentários desrespeitosos. “Se a gente passar mal, passa mal juntos“, disse Ana. “É feio, hein“, continuou. “Não tem gosto de nada a farinha. O refogado é bom. Tá difícil dele engolir“, complementou Thiago, que fez careta. “Ele também não gostou“, respondeu ela.

As declarações foram feitas após a exibição de uma reportagem que apresenta o prato como correspondente ao arroz com feijão brasileiro, e sendo o segredo dos atletas quenianos, que figuram sempre entre os vencedores em maratonas no Brasil.

O Chef Sam, que participou da matéria antes das declarações, escreveu na web que não daria muitos detalhes sobre a situação, pois estava em viagem para Camarões por conta de uma morte familiar, mas afirmou que estava recebendo muitas mensagens sobre a reportagem.

Ele compartilhou uma delas, sem identificar o remetente, que considerava as falas de Ana e Thiago “atitudes nojentas e mal-educadas. Foi um tapa sem tamanho na nossa cara como africanos. Você deu argumentos para as pessoas que já tem preconceitos“, dizia o texto.

Em outro post, o cozinheiro contou ter recebido um telefonema de Thiago Oliveira se desculpando: “Eu falei que aceito as desculpas se ele falar isso para o público que está bravo com ele, e a Ana se fizer isso também“.

No Instagram, o chef Pitchou Luambo, do restaurante Congolinária, criticou as falas ditas no programa. “É normal não gostar de alguma comida. Não faz de você um racista ou preconceituoso. O que te faz racista e preconceituoso são suas atitudes, ações e reações“.

Ninguém nunca morreu porque comeu essa comida. A pessoa pode morre é de fome. Isso é falta de respeito. Estamos tentando divulgar a nossa cultura e vocês não vão conseguir destruir isso. Em um minuto querem desvalorizar anos de trabalho com comentários racistas e preconceituosos. Precisam aprender a dar valor às pessoas. Não respeitam nossa cultura“, complementou.

Confira:

Carregar Mais Notícias