Mar do Sertão: Conheça todos os personagens da nova novela das 18h
A partir da próxima segunda-feira, 22 de agosto, uma história de amor promete encher o coração do público de afeto. Em “Mar do Sertão”, de Mario Teixeira, romance, intrigas, disputa por poder e as belezas do Nordeste se destacam.
Na trama, o sertão é apresentado não apenas por meio da história e das locações, mas também do elenco. São cerca de 20 atores nordestinos representando a região, entre eles os paraibanos Isadora Cruz, Nanego Lira, Suzy Lopes, Thardelly Lima, Everaldo Pontes e Quitéria Kelly, que nasceu em João Pessoa, mas foi criada em Natal (RN), os potiguares Cesar Ferrario, Titina Medeiros e Matteus Cardoso, os pernambucanos e Clarissa Pinheiro, além dos baianos Cyria Coentro e Felipe Velozo. Alguns desses talentos estão estreando nas novelas, como é o caso de Felipe e Matteus que, que assim como os colegas, começaram a carreira no teatro e/ou no cinema.
Conheça em detalhes cada personagem deste novelão que está por vir:
FAMÍLIA DE CANDOCA
Candoca () – Forte como a mãe, a jovem luta por aquilo que acredita. É professora em Canta Pedra e sonha tornar-se médica. É noiva de Zé Paulino (), seu grande amor. Quando ele é dado como morto, aproxima-se de Tertulinho (Renato Góes). Candoca enfrenta as dificuldades que a vida lhe impõe com maturidade, sem nunca perder a graça e o bom humor.
Dodôca (Cyria Coentro) – Viúva, a costureira criou Candoca sozinha. Tem a beleza da filha, mas é uma mulher sofrida. Os anos de trabalho duro deixaram marcas que vão minar sua saúde.
Manduca (Enzo Diniz) – Filho de Candoca e Zé Paulino (Sérgio Guizé).
FAZENDA PALMEIRAL
Zé Paulino (Sérgio Guizé) – Vaqueiro da Fazenda Palmeiral, é um rapaz honesto e corajoso, que vive para o trabalho e para Candoca, seu grande amor. Mora com o pai, por quem tem adoração. É muito leal ao patrão, coronel Tertúlio (José de Abreu), dono da fazenda. Pouco antes do dia do casamento com Candoca, sofre um acidente e é dado como morto.
Tertulinho (Renato Góes) – Filho do coronel Tertúlio () e de Deodora (), é mulherengo e só quer saber de boa-vida às custas do pai. Volta para Canta Pedra após uma temporada na capital, supostamente estudando, e apaixona-se perdidamente por Candoca. A jovem avisa que é fiel a Zé Paulino (Sérgio Guizé), mas, quando o vaqueiro é dado como morto, Tertulinho vê a oportunidade de finalmente conquistá-la. Para isso, será capaz de qualquer coisa.
Coronel Tertúlio (José de Abreu) – Coronel à moda antiga, aferrado a velhos princípios de honra. Pouco integrado aos novos tempos, tem orgulho do poder que conquistou: um dos desbravadores de Canta Pedra, é dono do único açude da região. Tem muito apreço por Zé Paulino.
Deodora (Débora Bloch) – Esposa do coronel Tertúlio e mãe de Tertulinho. Bonita, racional e prática. Faz de tudo para proteger o filho e para manter o status da família.
Daomé (Wilson Rabelo) – Pai de Zé Paulino e meeiro do coronel Tertúlio. É bom e nobre como o filho.
Catão (Déo Garcez) – Capataz da fazenda Palmeiral. Homem fiel ao coronel Tertúlio.
Ismênia (Ana Miranda) – Esposa de Catão (Déo Garcez), empregada e faz-tudo da fazenda Palmeiral.
Joel Leiteiro (Matteus Cardoso) – Peão tocador de gado, velho amigo de Zé Paulino. Vive acomodado em seu papel de eterno servidor do coronel, de quem se julga devedor.
OS TIMBÓS
Timbó () – Sobrevivente da seca, da vida agreste a que o povo da região está condenado há gerações. É casado com Tereza (Clarissa Pinheiro) e amigo de Candoca e de Zé Paulino, por quem tem grande admiração. Apesar de todas as dificuldades, é esperto, levando a vida com bom humor, criatividade, e até um pouco de malandragem. Analfabeto, mas com grande vivacidade de espírito.
Tereza (Clarissa Pinheiro) – Esposa de Timbó, mãe de Mirinho (Lucas Galvino), Rosinha (Manuella Guimarães/Sara Vidal) e Joca (Miguel Venerabile). Mulher forte e religiosa, é também uma pessoa sofrida, o que a tornou ressabiada e caladona.
Mirinho (Lucas Galvino) – Filho mais velho dos Timbó, torna-se amigo de Tertulinho e tão indolente como o próprio – sem a vantagem da riqueza dele. Sempre envolvido com más companhias e querendo se dar bem, de preferência sem fazer esforço.
Joca (Miguel Venerabile) – Caçula dos Timbós, é melhor amigo de Manduca (Enzo Diniz).
Rosinha (Manuella Guimarães/Sara Vidal) – Filha de Timbó e Tereza, assim como os pais, sempre conseguirá dar a volta por cima, por conta da sabedoria empírica que os ensinou a sobreviver no agreste. Professora da escolinha local, sonha formar-se engenheira.
NA CIDADE
Xaviera (Giovana Cordeiro) – Sedutora e ambiciosa, é amante de Tertulinho. Preterida pelo rapaz, se aproxima por Zé Paulino quando ele voltar para Canta Pedra. Com um passado conturbado, Xaviera é uma sobrevivente, uma mulher disposta a não repetir esse passado, e que defenderá com unhas e dentes a chance de construir um futuro melhor para si.
Vespertino (Thardelly Lima) – Agiota de Canta Pedra, é aproveitador e oportunista. Como fachada para seus negócios escusos, mantém uma casa de câmbio na cidade.
Pajeú () – Jagunço, é o guarda-costas de Vespertino. Sério e ameaçador, é, porém, muito religioso, devoto do Padre Cícero e dos santos do dia.
Quintilha (Ju Colombo) – Dona da pousada Casco de Sol. Viu Canta Pedra crescer e mudar sem conhecer o progresso. É meio cética em relação a tudo, principalmente em relação às pessoas.
Cira (Suzy Lopes) – Arrumadeira da pousada Casco de Ouro. Fofoqueira-mor da cidade, verdadeira fonte de informações da vida de todos os moradores de Canta Pedra. Mantém uma conta muito ativa nas redes sociais, onde inventa notícias e destrói reputações.
Sabá Bodó (Welder Rodrigues) – Prefeito de Canta Pedra, só pensa em dinheiro e se perpetuar no poder. Para isso usará a própria filha, que, depois de sua prisão, se elegerá prefeita.
Jessilaine (Giovanna Figueiredo) – Filha de Sabá Bodó, será herdeira política do pai, no início um fantoche político que não tardará a adquirir consciência própria no devido tempo.
Nivalda (Titina Medeiros) – Esposa de Sabá Bodó e mãe de Jessilane. Uma mulher fútil que, como muitas de seu meio, não foi incentivada a estudar.
Floro Borromeu (Leandro Daniel) – Delegado da cidade, é corrupto e oportunista. Bajulador com os fortes e severo com os fracos.
Sargento Venâncio (Hugo Germano) – Sargento na polícia de Canta Pedra.
Eudoro Cidão (Érico Brás) – Jornalista, com caráter duvidoso, que aluga a pena a quem pagar mais. Além de publicar o jornal local, a Gazeta de Canta Pedra, sua gráfica edita o Diário Oficial da cidade, e ele não quer perder essa vantagem.
Savinho (Bruno Dubeux) – Dentista de Canta Pedra, apaixonado por Labibe (Theresa Fonseca).
Tomás Carvalhal (Felipe Velozo) – Gerente do banco local. Cumpridor de seus deveres, mas implacável com os inadimplentes. Apaixonado por Rosinha (Sara Vidal), a quem não tem coragem de se declarar.
Firmino Queiroz (Odilon Esteves) – Advogado em Canta Pedra, inexperiente no amor e na profissão. É apaixonado por Lorena (Mariana Sena).
Janjão (Cosme dos Santos) – Dono do bar de Canta Pedra.
Laura (Eli Ferreira) – Assistente de Zé Paulino/José Mendes. Uma mulher cosmopolita e bem-educada. Apaixonada pelo patrão.
Dagmar Muricy (Heloisa Jorge): pastora protestante que assume o ministério na cidade. A princípio, rival do padre Zezo (Nanego Lira). Depois, pacificados por Candoca e pelos interesses em comum, vão se entender ecumenicamente.
Adamastor (Everaldo Pontes) – Pastor de cabras, resgata Zé Paulino (Sérgio Guizé) das águas após o acidente em que o rapaz é dado como morto.
OS ‘TURCOS’ – FAMÍLIA DE LABIBE
Zahym (César Ferrario) – Comerciante de tapetes persas, eletrodomésticos e do que mais aparecer. Cria a filha Labibe (Theresa Fonseca) com mão de ferro, pois ela está prometida a um sheik de sua terra natal.
Latifa (Quitéria Kelly) – Mulher de Zahym e mãe de Labibe (Theresa Fonseca). É uma exímia comerciante, que, sob o recatado véu, desperta os sonhos dos homens da cidade.
Labibe (Theresa Fonseca) – Melhor amiga de Candoca e de Lorena (Mariana Sena). Aguarda sem muita fé o seu príncipe encantado. Considera o fato de ter sido prometida a um sheik árabe uma esquisitice do pai.
Maruan (Pedro Lamin) – Sua família vem de uma longa linhagem de milionários do petróleo. É um rapaz bom, mas suas frustações amorosas o tornaram um homem desconfiado. Amigo de Zé Paulino que vai com ele para Canta Pedra na passagem de tempo da trama. Se apaixona por Labibe.
A FAMÍLIA DO PADRE
Padre Zezo (Nanego Lira) – Padre de Canta Pedra, é engraçado em seu mau-humor perpétuo. Em seus momentos de impaciência, que não são poucos, conversa com a imagem do Cristo no altar da igreja. Tio de Lorena (Mariana Sena), a quem criou como filha.
Lorena (Mariana Sena) – Melhor amiga de Candoca (Isadora Cruz) e de Labibe. Sobrinha do padre Zezo. Já foi casada e vive sonhando com um novo marido.
Anita (Julia Mendes) – Sacristã da igreja, fofoqueira como a amiga Cira (Suzy Lopes).
e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!