Ex-BBB Danrley Ferreira é alvo de racismo por causa de telefone. Entenda!

Ex-BBB18 Danrley Ferreira, de óculos escuros

Ex-participante do “Big Brother Brasil 19”, o carioca Danrley Ferreira contou que estava em uma bicicleta alugada, do banco Itaú, mesma marca da qual ele é garoto propaganda, quando foi abordado por guardas que quiseram saber o que ele fazia no local. Ainda na abordagem, os guardas questionaram se o telefone celular que ele tinha nas mãos, era dele.

“O racismo no Brasil na maior parte das vezes é silencioso. Não é alguém que chega e fala, ‘seu preto’, ‘seu macaco’. Muitas vezes, por mais que você não se identifique como pessoa negra, você ache que somos todos iguais, a sociedade faz essa separação. Não tem para onde correr”, disse ele, inicialmente.

Leia+ +:

“Hoje estava me frente ao Parque Lage, no Rio de janeiro, esperando uma amiga sair, em cima da minha bike, da qual eu sou modelo da marca e garoto propaganda. Dois guardas chegaram para me abordar perguntando o que eu estava fazendo ali parado, detalhe, era um ponto de ônibus”, destacou o ex-BBB.

Danrley seguiu detalhando o ocorrido: “Perguntaram se eu era maior ou menor de idade, se tinha documento, se o celular que eu estava segurando era meu e o que eu estava fazendo no meu celular”, disse ele.

Morador da Rocinha, Danrley Ferreira destacou que esta não foi a primeira vez que passou por um episódio de racismo.

“O que me deixa puto nem é ser abordado, mas saber que se fosse um moleque loiro e de olho azul, eles não cogitariam abordar essa pessoa, não perguntaria se esse celular, que é caro, era dele, e muito menos iam pedir para ver o que ele estava vendo no celular dele assim do nada”, disse.

Ator, modelo e influencer, ele ainda pontuou o colorismo, a variação de tons da pele negra: “Eu não sou uma pessoa retinta, mas isso nunca impediu que eu passasse por situações como essas. Ele viu meu celular, viu que eu estava trabalhando, escrevendo um texto sobre educação e periferia. O que me deixou puto é que se eu não mostrasse o celular, ele poderia me levar detido. Por qual crime? Por não ser branco?”, questionou. 

DANRLEY CURSA PEDAGOGIA PARA AJUDAR MORADORES DA ROCINHA

Aos 23 anos, o ex-participante do Big Brother Brasil é aluno do curso de pedagogia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O desejo de fazer o curso veio após Danrley observar mais atentamente a incidência de analfabetismo na comunidade.

Leia+ +:

Vale destacar que ele já havia iniciado dois cursos de graduação anteriormente: Física e Ciências Biológicas, também na UFRJ. Depois da passagem dele pelo “BBB’9”, Danrley se afastou da universidade por uns tempos para se dedicar à internet.

O amor pela educação seguiu forte, mas o foco de atuação, que antes era dar aulas no ensino médio, mudou. Ele pretende usar o conhecimento adquirido pelo curso na construção de um projeto social para alfabetizar moradores da Rocinha e outras comunidades.

 e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias