Autora de Amor de Mãe, Manuela Dias desabafa sobre dificuldades da maternidade
Manuela Dias concedeu uma entrevista à revista Crescer, na qual revelou como suas próprias vivências serviram de inspiração ao conceber a obra.
A autora esclareceu que o que lhe fez querer usar a maternidade como tema foi a própria mãe.
“Eu sou filha de uma dessas mães brasileiras. Uma guerreira solitária que luta com um sorriso no rosto. A força da minha mãe sempre me comoveu e me fez crescer. Eu sempre sonhei em ser mãe e nunca achei que, comigo, fosse ser tão difícil“, contou ela, que passou por três abortos espontâneos antes de conseguir finalmente engravidar.
Mãe de Helena, a roteirista comentou como o nascimento de sua filha trouxe também a ideia para a novela.
“Sabe aquela frase: ‘quando for mãe, você vai entender?’. É a coisa mais verdadeira que tem. É fácil julgar a mãe cujo filho faz manha na rua ou a outra que deixa a criança com sobrepeso comer chocolate… Mas quando você é mãe entende que o buraco é muito mais embaixo. Nenhuma mãe quer errar com o próprio filho, mas se existe uma certeza é a de que todas vamos errar“, disse.
A baiana ainda falou a respeito da pesquisa realizada para a construção das personagens, que compõem uma imagem plural da realidade brasileira.
“Fiz bastante pesquisa sobre como vivem os funcionários domésticos no Brasil, e a realidade é chocante“, revelou. “Li relatos que me fizeram chorar, como o de uma mulher incrível, que depois virou rapper, a Preta Rara, que conta que não tinha acesso ao único banheiro da casa e que por isso aprendeu a fazer suas necessidades em um pote de sorvete (…). Precisamos nos chocar com isso a ponto de mudar hábitos desprezíveis como esses“, completou.
MÃE É MÃE O post Autora de Amor de Mãe, Manuela Dias desabafa sobre dificuldades da maternidade apareceu primeiro em RD1 - Terra.