Especialistas explicam o sucesso de Luva de Pedreiro que tem mais seguidores que a CBF e o Flamengo

Especialistas explicam porque celebridades como Luva de Pedreiro possuem mais seguidores do que a CBF

Quais os motivos que levam celebridades do mundo digital a terem mais seguidores do que entidades e clubes centenrios? Apenas para citar um exemplo, o influencer Luva de Pedreiro, que caiu nas graas de jogadores e fs do mundo inteiro com suas postagens batendo faltas com perfeio em um campo de terra batido, no interior da Bahia, possui 41 milhes de inscritos. J a Confederao Brasileira de Futebol (CBF) tem menos da metade desses nmeros, em torno de 19 milhes de seguidores.

‘O Brasileiro foi nascido e criado na cultura da novela. Gosta de acompanhar o dia-a-dia das pessoas, de saber o que ela come, o que faz, quem so os amigos, como o pai, como a casa. No Brasil, tem muito esse conceito de celebridade. E na CBF, no caso, a gerao de contedo sazonal. Ento, quando no tem jogo, convocao ou questes quentes de seleo, acaba perdendo o apelo’, afirma Bernardo Pontes, consierado um dos principais especialistas em marketing de influncia do pas.

Scio de Whindersson Nunes na Alob Sports, empresa especializada nesta rea, e que atua no segmento aproximando marcas de agentes no esporte, como Gillette, Ambev, Adidas, Premiere e McDonald’s, do tambm influencer Negrette, e de atletas e ex-jogadores, entende que essa questo cultural e est enraizada no DNA do brasileiro, ele entende que o ‘fenmeno Luva de Pedreiro’ atingiu essa patamar pela exploso global.

‘Ele passou a ser visto por fs de todo o mundo, que se identificaram com ele muito rapidamente. Atrelado a isso teve o papel de jogadores de futebol, filho de atletas, como do Cristiano Ronaldo, por exemplo, que passaram a imitar e gravar vdeos do Luva. O bordo dele pegou, todo mundo falou, e ento as pessoas se perguntaram ‘quem esse cara’. Comearam a seguir e deu no que deu’, complementa.

Os mais seguidos

Luva de Pedreiro: 41 milhes
Instagram: 18.4 mi
Twitter: 1.1 mi
Youtube 1.9 mi
Tik Tok: 19.6 mi

Fred e Desimpedidos: 32,3 milhes
Instagram Fred 9.1 mi
Instagram Desimpedidos 6.3 mi
Twitter Fred: 655 mil
Twitter Desimpedidos: 2,5 mi
Youtube Desimpedidos: 9.2 mi
Tik Tok Fred: 2.9 mi
Tik Tok Desimpedidos: 1.6mi

CBF: 18,7 milhes
Instagram: 11.5 mi
Twitter: 5.4 mi
Youtube: 1.5 mi
Tik Tok: 22.9 mil (CBF TV)
18,7 milhes

Flamengo: 36,4 millhes
Instagram: 14,9 mi
Twitter: 9,6 mi
Youtube: 6,5 mi (Fla TV)
Tik Tok: 5,4 mi

O youtuber Fred, do canal Desimpedidos, era o influenciador brasileiro com mais seguidores nas redes sociais antes do aparecimento do Luva, com mais de 32 milhes de seguidores (somadas as contas dele e do canal Desimpedidos).

Entre os clubes brasileiros, tambm com algumas de suas contas criadas h mais de dez anos, o Flamengo atingiu a marca de 36 milhes de inscritos, muito em razo do crescimento da Fla TV e do Tik Tok nos ltimos anos.

Ainda que fique bem distante do Luva, a CBF conquistiu em meados deste ano quase 5 milhes de novos fs, de acordo com estudo realizado pelo Ibope Repucom registrando dados dos ltimos dois anos.

Entre as plataformas da CBF que mais cresceram, estavam o Instagram, com 3,6 milhes de novas inscries, e o Twitter, com 603 mil.

‘No acho que o Luva de Pedreiro e a CBF sejam exatamente comparveis, mas esses nmeros falam muito sobre o que se prefere consumir de contedo nos dias atuais. Isso pode ajudar a entidade a pensar na necessidade de buscar novas formas de se conectar com o pblico mais jovem e que consome esse tipo de assunto a partir do futebol’, acrescenta Armnio Neto, executivo em novos negcios do esporte.

Ainda assim, Iran Ferreira, o Luva, segue imbatvel na frente mesmo tendo anunciado uma pausa na produo de seus contedos, h cerca de uma semana. A alegao do influenciador, que apagou todos os vdeos de sua principal rede social, o Instagram, a de que ele queria ‘viver vida normal’. Nos dias seguintes a esse anncio, ele disse que cumpriria todos os contratos com seus patrocinadores e que voltaria mais forte.

Neste ltimo domingo (18), Luva de Pedreiro foi convidado pelo Palmeiras e a presidente Leila Pereira a assistir a vitria do Verdo por 10 sobre o Santos, no Allianz Parque. Aps o confronto, ele ficou no vestirio e tirou fotos e se encontrou com os atletas palmeirenses.

Para o especialista Bernardo Pontes, o maior desafio do influenciador neste momento entender as necessidades desta nova fase profissional.

‘As coisas aconteceram muito rpido na vida dele, a dinmica mudou da noite para o dia, de repente numa velocidade em que ele no estivesse preparado. Alm da criao do contedo, que diria, o influenciador tambm passa a ter uma srie de obrigaes e compromissos quase que 24 horas, e at em razo disso tambm passa a ser julgado’, finaliza.

O post Especialistas explicam o sucesso de Luva de Pedreiro que tem mais seguidores que a CBF e o Flamengo Observatrio dos Famosos.

Carregar Mais Notícias