GABIS critica atual governo em último episódio da temporada de estreia de No Estúdio com Leo Leomil
Fechando a primeira temporada de No Estúdio com Leo Leomil, o artista carioca GABIS revela quatro canções autorais, performadas ao lado da sua banda formada por Julio Pires (baixo) e Wina (DJ). O projeto foi gravado na capital paulista, no Estúdio Loop, e conta com transmissão pelo canal do YouTube do jornalista e apresentador Leo Leomil. Com financiamento pelo programa de incentivo à cultura PROAC Direto do Governo de São Paulo, a temporada chega ao seu episódio final nesta sexta (30). Assista, com exclusividade, à performance da música Verdade aqui. Pré save do primeiro episódio aqui.
GABIS tem formação cênica na capital carioca e estreou na área musical durante o período de isolamento social, consequente da pandemia global da COVID-19. O multi-artista começou a produzir conteúdo de música pop nas redes sociais e logo lançou quatro faixas autorais, todas apresentadas durante o programa.
A faixa Verdade vem em beats pops carregado de tom irônico, em uma canção que enfatiza a crítica e provoca o atual presidente da república e seus apoiadores. “A canção veio inspirada em um vídeo viral das eleições de 2018 onde pessoas imitavam ser robôs. A ideia era fazer um pop genérico, praticamente robotizado, carregado de falas incoerentes reproduzidas diariamente pelo líder do poder executivo e eleitores”, pontua o compositor.
Formado em Comunicação Social, com especialização em Jornalismo pela ECA-USP, o jornalista fundou seu canal no YouTube em 2014, inicialmente produzindo episódios gravados de casa, em que ele mesmo ensinava a tocar bateria, complementado com conteúdos sobre bandas que gostava. Conforme a audiência foi se multiplicando, uma inquietação com o molde do programa tomou conta de Leo: “Achava esse formato vlogger bobo. Também nunca quis ser um professor de internet. Desde o começo queria fazer jornalismo musical, mas achava que ninguém gostaria de dar entrevista para um canal novo. Engano meu. Desde o primeiro ano, os músicos me davam entrevista. O primeiro foi Iggor Cavalera, pela internet, no esquema skype, hoje tão popular, por causa da pandemia”.
Após dois anos, o canal transformou seu conteúdo em vídeos com músicos brasileiros revelando seus equipamentos para um Leonardo curioso que, por sua vez, mergulha profundamente no universo de cada artista. O canal soma pouco mais de 105 mil inscritos, 500 vídeos que juntos ultrapassam a marca de 10 milhões de visualizações, colecionando convidados de variadas vertentes musicais. Fresno, Far From Alaska, CPM 22, Raimundos e Dead Fish são alguns dos artistas que já passaram pelo projeto.Em 2019 Leo estreou no mundo dos podcasts com o Música em Debate, exibido durante dois anos, com mais de 40 episódios de entrevistas com músicos e profissionais do music business sobre o mercado musical brasileiro e no mundo. E agora, em 2022, ele realiza a continuação de todo o trabalho performado envolto de um jornalismo musical apurado, que revela a cena autoral brasileira por quem entende e é apaixonado pelo assunto. “O projeto No Estúdio com Leo Leomil tem como principal objetivo se tornar uma referência da música brasileira para quem procura novos artistas e tendências. A ideia é publicar novas temporadas em 2023, com apoio de leis de incentivo ou patrocinadores”, finaliza Leo.