Chico César crítica conservadores no clipe de “BOLSOMINIONS”
Em tempos de eleições, artistas vem usando suas redes sociais para se posicionarem. Agora na corrida do segundo turno para decisão presidencial, o cantor Chico César, ultrapassou as barreiras do social e usou a música para fazer uma crítica aos conservadores no clipe de “BOLSOMINIONS”, lançado recentemente nas plataformas digitais.
“BOLSOMINIONS” é o nome dado as pessoas que seguem as ideologias do então atual presidente Jair Bolsonaro. No refrão o cantor canta: “Bolsominions são vergonhas / Que pastavam distraídas / Burrice imodesta / O horror à festa / E à risada instruída “
“Essa é uma canção em defesa da fé cristã e uma crítica a um grupo político de inspiração fascista que sequestrou de modo bastante hipócrita parte significativa das igrejas e o rebanho que professa essa fé. É um reggae quase punk de protesto, ao modo de Peter Tosh ou The Clash. Os verdadeiros religiosos sabem que a crítica não se dirige a eles, mas sim aos vendilhões do templo, gente que cultua o deus dinheiro, as armas, a terra plana, a negação da ciência, a misoginia, o racismo, a perseguição à diversidade sexual.”
No clipe, são reproduzidas cenas de pessoas com armas de fogo, máscara nas cabeças, além de decisões importantes para a população, que foram negligenciadas pelo próprio presidente.
A música é o terceiro single do álbum “Vestido de amor“, lançado no final de setembro. Originalmente, foi apresentada em uma transmissão ao vivo em 2020, causando protestos de evangélicos.