TRAMPA faz seu protesto contra os vários problemas estruturais do Brasil no single “FOGO”

Os rumos tomados pelo Brasil nos últimos 4 anos instigou a TRAMPA a colocar para fora a angústia de grande parte da população. O grito que estava preso na garganta resultou no single “Fogo”, que chega às plataformas digitais nesta segunda-feira (26). É quase que uma sequência de “Farda”, a última música lançada em 2020 pela banda brasiliense formada por André Noblat (vocal), Pedrinho “Bap” Cardoso (baixo), Rafael Maranhão (guitarra), Arnoldo Ravizzini (bateria) e Rodrigo Vegetal (guitarra).
Diferente da anterior, que faz um protesto contra o descaso do estado durante o ponto mais crítico da pandemia e a farra dos militares no governo, esta é menos poética e mais direta. Para chegar ao resultado final, Noblat diz que foi muito provocado pelo produtor Diego Marx a deixar de lado as metáforas e colocar o dedo na ferida.
Siga o POP Mais no Instagram
“Ele me provocou muito a falar sem rodeios”, diz o cantor. “Por isso, tentei levar pra esse lado mais explícito, que não é uma coisa que eu costumo fazer. Todas as músicas do TRAMPA são bem políticas, mas com um pouco mais de poesia. Eu não mando ninguém calar a boca. Dessa vez eu tive que seguir por essa linha. Era o que eu estava sentindo”.
Guiada por riffs pesado de guitarra, que serve como liga entre o rock e o grunge, e alguns acordes de cavaquinho da banda Machete Bomb, a letra permeia todos os temas que estiveram em alta ao longo desse período complexo da história do país: negacionismo, desmatamento, grilagem de terras indígenas, preconceito contra pessoas negras e LGBTQI+, a violência e o incentivo para compra de armas.
“Ela foi composta tendo em mente o crescimento galopante das tendências conservadoras e fascistóides no Brasil e no mundo. Depois de um golpe, e de quatro anos de um governo de extrema direita que mutilou o país e expôs esse pensamento retrógrado, sentimos a necessidade de fazer uma resposta à altura”, afirma o guitarrista Rafael Maranhão, que é complementado por Noblat: “A ideia é que a música dê um sinal de alerta nesse momento decisivo, para que a gente derrote isso que tá aí”.
Para ilustrar o som e fazer com que a letra seja conhecida por todos, a TRAMPA também vai produzir um lyric vídeo. “Fogo”, disponível em todas as plataformas de música (LINK), já foi testada algumas vezes ao vivo e aprovada pelo público. A música também serve de introdução para o álbum gravado ao vivo no Porão do Rock, em Brasília, que será lançado em 2023.