Sem perder a ternura durante a luta, o duo 2DE1 lança o EP ‘Segundo Ato’

Sem perder a ternura durante a luta, o duo 2DE1 lança o EP ‘Segundo Ato’

Toda jornada de luta requer tempo e espaço para respirar, contemplação do resultado e descanso. Na mítica jornada do herói, depois da provação vem sempre a recompensa antes da próxima aventura, e é trazendo o ouvinte para um momento de carícia na alma que o duo 2DE1 lança no dia 17 de janeiro o EP ‘Segundo Ato’.

Continuação de ‘Emersão’, trabalho que trazia um chamado à luta, os gêmeos Fernando e Felipe Soares trazem em ‘Segundo Ato’ três faixas que servem como fio condutor para a transformação proposta no trabalho anterior. Em ‘Sin perder la ternura jamás’, ‘Entre nós dois’  (lançada previamente em Novembro/2022), e ‘Não estamos sós’, o tempo da delicadeza se mistura à dureza de uma fase árida para o país. “Um projeto sobre o amor presente nos encontros de parceria, na força compartilhada, na fé que um abraço consegue alimentar o fogo rumo a transformação”, descreve os artistas.

As influências do R&B brasileiro e da soul music enriquecem o pop redondo dos paulistas de Santos que pescam sonoridade de nomes como Fat Family e Djavan equalizando a narrativa das canções com o consagrado cronista da MPB, Gonzaguinha, inspiração para falar de amor sem se abster de integrar a luta universal por dignidade e liberdade na narrativa. “Achamos Gonzaguinha uma grande inspiração. “Eu Apenas Queria que Você Soubesse” é um exemplo de canção que traz essa mistura de luta e esperança que nos inspira”, diz Felipe, que faz a co-produção musical do EP junto com Gabriel Quirino.

Com firmeza delicada e singela, o duo chama para a união em ‘Sin perder la ternura jamás’, que faz referência a icônica frase de Che Guevara.”Por toda vez que a gente se perder/ Vamos construir um cais”, cantam na faixa que vai ganhar um clipe no dia 24 de janeiro, dirigido por Gui Yoshida. 

 “Segundo Ato” chega para ser mais um passo  na consolidação do 2DE1 em direção a ser um dos nomes mais criativos do pop nacional.

Gêmeos nascidos em Santos (SP), Fernando e Felipe vivenciaram a música desde a infância, quando começaram a se apresentar em programas de calouros aos 13 anos. Em 2014, aos 23, o duo se aventurou em um EP autoral gravado em casa, mas foi em 2017 que lançaram o primeiro álbum, ‘Transe’, pelo selo Freak, que conta com artistas como Márcia Novo e Garotas Suecas.

 O álbum se destacou e alavancou o duo para novos palcos da cena autoral, passando por festivais como CRIA e MVF em São Paulo e FIMS em Curitiba. Em 2018, participaram da coletânea promovida pela Lab Fantasma + Levi’s, sendo um dos oito artistas a gravar e lançar uma música inédita no projeto. 

Em 2019, o duo foi convidado a fazer parte do festival ‘MIL’ em Lisboa, e do ‘Psicotrópicos’ em Berlim, finalizando a tour do álbum. O 2DE1 passou então a gravar seu segundo disco, lançado no final de 2019, Ferida Viva, que trouxe a participação de Jup do Bairro e Natália Noronha. 

Com os planos de viajar com o show interrompidos, o duo chegou a fazer apresentações virtuais, como no festival ‘Where the Music Meets’ de Lisboa, e ‘Formemus’ de Vitória, mas voltou seus esforços para compor e gravar o novo EP, ‘Emersão, ‘ lançado entre junho e setembro de 2021, que levou o duo para palcos relevantes como ‘RIO2C’ no Rio de Janeiro, ‘Studio SP’ e ‘Blue Note SP’ em São Paulo. Agora, num período de transição de fase no cenário político do país, o 2DE1  se prepara para lançar “Segundo Ato”, novo EP que funciona como obra complementar ao trabalho anterior

Carregar Mais Notícias