João Guilherme rebate críticas sobre a rapidez do transplante de coração de Faustão; apresentador estava em segundo lugar na lista
Como você acompanhou aqui no Fofocas e Famosos, Fausto Silva recebeu o transplante de coração no último domingo, dia 27. Acontece que muitas pessoas acharam estranho ele ter ficado apenas sete dias na fila, uma vez que o tempo de espera para casos como o dele era de um a três meses.
Entre os comentários nas redes sociais, estavam:
Ser rico deve ser muito bom, escreveu um internauta.
Nunca duvide do poder de compra de um bilionário, apontou outro.
Motivado por esse tipo de mensagem, João Guilherme, filho do apresentador, repostou uma publicação de Enzo Celulari reforçando a ética e a transparência do Sistema Único de Saúde (SUS) em relação ao transplante de órgãos.
Ainda de acordo com informações da própria Central de Transplantes do Estado de São Paulo, tudo ocorreu conforme as regras e critérios estipulados pelo SUS.
Segundo a Central, Fausto estava no segundo lugar da lista:
A seleção gerada para a oferta do coração deste receptor, através do sistema informatizado de gerenciamento do sistema estadual de transplantes, trouxe 12 pacientes que atendiam aos requisitos. Destes, quatro estavam priorizados, sendo que o paciente ocupava a segunda posição nesta seleção.
Como a equipe do paciente que estava em primeiro lugar recusou o coração, por critérios que não foram revelados, Fausto se tornou o primeiro da fila e recebeu o órgão.
Estado de saúde de Faustão
Atualmente, Faustão segue na UTI devido à complexidade do procedimento realizado. Os médicos devem acompanhá-lo de perto para evitar possíveis rejeições do órgão.