Neonazista morre ao cair da montanha favorita de Hitler

Neonazista morre ao cair da montanha favorita de Hitler

Andreas Münzhuber, um conhecido membro do grupo neonazista “Der III Weg”, morreu ao cair de uma altura de 60 metros enquanto escalava a montanha Untersberg, na Baviera, Alemanha, no dia 29 de setembro. De acordo com a imprensa local, ele estava em uma excursão com cerca de 30 pessoas quando escorregou em uma raiz exposta e despencou do penhasco. A Untersberg é conhecida por ser um dos locais favoritos de Adolf Hitler.

Münzhuber era uma figura influente dentro do “Der III Weg”, organização neonazista formada por ex-membros do Partido Nacional Democrático da Alemanha (NPD). O grupo, fundado em 2013, promove ideais extremistas e conta com aproximadamente 600 membros em todo o país. Relatórios governamentais já apontavam Münzhuber como uma liderança importante no movimento.

Após sua morte, a comunidade neonazista criou uma vaquinha online para arrecadar fundos para o funeral, totalizando mais de R$ 74 mil até o momento. Ele deixa uma esposa e uma filha de quatro meses. A operação de resgate envolveu dois helicópteros, e a imprensa alemã se referiu a ele como “Andreas M.”, embora seu nome completo tenha sido divulgado na campanha de doações.

A montanha Untersberg é ‘rodeada’ de várias lendas e suposições do ‘por que’ é considerada favorita de Adolf Hitler. Uma delas é uma história correspondente de 1908.

Na época, o escritor vienense Guido von List afirmou que o “amanhecer do espírito ariano” surgiria em Untersberg e que estava próximo o momento em que o portão abriria a “ascensão do renascido”. Ele usou um símbolo de suástica e é considerado uma possível fonte da ideia de Hitler para o uso da suástica.

Carregar Mais Notícias