Celebrando o protagonismo feminino, No Ar Coquetel Molotov chega aos 21 anos de música independente
Com atrações que percorrem desde o sertão pernambucano até países da Europa e África, o No Ar Coquetel Molotov chega à 21ª edição com um line-up expressivo com mais de 70% de atrações femininas. Rock, brega, trap, jazz, funk e coco de roda se mesclam em uma programação que oferece mais de 12h de música no Campus da UFPE, Recife, dia 7 de dezembro. E, neste mosaico de ritmos e estilos, o festival recifense apresenta revelações da cena local e os coloca no mesmo palco de grandes atrações do cenário nacional e internacional.
Em constante evolução, o No Ar Coquetel Molotov mantém-se fiel aos princípios que o guiam desde sua criação em 2004, no Recife. Voltado ao fomento de novos talentos, o festival antecipa apostas sobre quem irá se destacar na cena musical brasileira no ano seguinte, como tem mostrado nos últimos anos. “Um dos grandes diferenciais do festival é o fato de ser liderado por mulheres desde sua criação, o que pode ser visto nos detalhes. A presença feminina, tanto na curadoria quanto na produção, traz uma sensibilidade e uma perspectiva única, algo que é perceptível em todas as áreas do evento”, explica a diretora do festival, Ana Garcia.
Dividido em três palcos, o No Ar chega com mais de 25 atrações. Além dos nomes já anunciados anteriormente junto ao line-up do Palco Kamikaze, o festival desta vez surpreende e ousa com a vinda de bandas e artistas como Pabllo Vittar (MA),AJULIACOSTA (SP), Amaro Freitas Trio (PE), Gaidaa (Países Baixos), Nailson Vieira (PE), Ventura Profana (BA), Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo (SP), Fykyá & Coco das Antiga (PE) e o encontro de Jéssica Caitano (PE)com o Samba de Coco Raízes de Arcoverde (PE). Virão também Baile Charme (PE) e DJ Corello(RJ), Dandarona (PE), DJ Ramon Sucesso (RJ), Bar Italia (UK), Ebony (RJ), Jaloo (PA), Luísa e Os Alquimistas (RN), MU540 (SP), Nega do Babado(PE) & Rayssa Dias (PE), Paulete Lindacelva (PE), RONI (França), SPEEDTEST (RJ) convida Chediak(MG), DJ BJ3 (PE) e Zoe Beats (PE), Tati Quebra Barraco (RJ) e Zaynara (PA).
Sobre esta curadoria diversificada, Ana Garcia revela que “o diferencial está em misturar diferentes estilos e criar experiências que se tornam memórias únicas para o público. Nós entendemos que o gosto musical de uma pessoa é plural, por isso o Coquetel Molotov inclui desde cultura popular até música indie, MPB, eletrônica e até brega funk”.
Os ingressos já estão disponíveis na plataforma Shotgun para o evento que é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio master do Nubank, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Natura, Deezer e Prefeitura do Recife, numa realização da Coda Produções e Ministério da Cultura.
PROGRAMAÇÃO – O Palco Coquetel Molotov receberá um grande encontro que celebra a tradição e a modernidade no âmbito da cultura tradicional nordestina com a presença de Jéssica Caitano ao lado do Coco Raízes de Arcoverde. Outro superencontro bastante esperado é o das cantoras de brega recifense Nega do Babado e Rayssa Dias.
Vindas diretamente do Pará, o festival traz duas cantoras do universo pop. Zaynara começou 2024 com um impacto significativo, ganhando destaque nas redes sociais com sua presença de palco marcante e habilidades vocais impressionantes. Jaloo vem para apresentar o novo álbum, “MAU”, uma grande celebração ao feminino que coloca no centro temas como o prazer, a liberdade e o risco.
Trazendo questionamentos pessoais, autoconhecimento e grandes debates de cunho social ligados à indústria do rap, AJULIACOSTAlevanta a voz feminina preta e periférica como um ato político. Rapper e produtora musical vinda de Queimados (RJ), Ebony ganhou destaque como Artista Revelação pela Genius e é reconhecida como “a primeira garota do trap” no Brasil, após ser a única participante feminina no documentário oficial do Spotify sobre essa cena no país.
Nascida em São Luís (MA), Pabllo Vittar é uma das poucas personalidades no meio musical braisileiro que ostenta o impactante número de mais de dois bilhões de visualizações no Youtube, sendo ainda a primeira cantora drag queen a receber um prêmio no MTV EMA. Com um portfólio de cinco álbuns, diversas parcerias e inúmeros sonhos a conquistar, Pabllo vem ao Coquetel Molotov no embalo do lançamento do seu 6° álbum de estúdio, o “Batidão Tropical Vol.2”. Pabllo Vittar promete levar muita música, forró e brega funk com este show inédito no Recife.
Palco Natura – O cantador e performer Fykyá tem 25 anos de idade, é indígena LGBTQIAP+ pertencente ao povo Pankararu do sertão de Pernambuco. Quem também vem do interior de Pernambuco é o cantor Nailson Vieira, brincante da Zona da Mata trabalhando com ciranda, maracatu e outros ritmos de culturas populares.
Amaro Freitas, um dos principais nomes da cena atual do jazz, consolidou-se como uma revelação internacional com o aclamado lançamento de seu último disco solo, Y’Y, marcado por momentos de spiritual jazz. Dois anos depois de estrear com seu disco homônimo, a banda Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo vem ao Recife pela primeira vez e apresenta o show de seu segundo álbum de estúdio pelo selo RISCO e com produção de Vitor Araújo.
Aclamados como uma das mais interessantes novidades no mundo do indierock, Bar Italia é um trio britânico formado por Nina Cristante, Jezmi Tarik Fehmi e Sam Fenton. Esta é a primeira vinda da banda ao Brasil – chega com uma turnê produzida pela Balaclava Records com mais três datas no país, passando ainda por São Paulo (10/12 – Rockambole), Curitiba (12/12 – Jokers) e Belo Horizonte (14/12 – Autêntica). De raízes sudanesas e criada nos Países Baixos, Gaidaa tem se destacado no cenário do R&B contemporâneo. Desde o início de sua carreira, Gaidaa conseguiu mais de um milhão de streams de forma independente e tem conquistado espaço nas principais publicações de música globais.
Profetizando multiplicação e abundante vida negra, indígena e travesti, Ventura Profana rompe a bruma: erótica, atômica, tomando vermelho como religião. E após nove anos de uma trajetória marcante, Luísa e os Alquimistas estão prontos para se despedir dos palcos e o Recife vai ser parte deste momento histórico com show deste grupo potiguar.
Deezer apresenta Palco Kamikaze – Ela é uma das expoentes de um dos ritmos mais populares do Brasil, o funk. Tati Quebra Barraco dispensa maiores apresentações e promete um show com muito swingue e papo reto com alguns dos maiores sucessos de sua carreira ao longo dos anos.Pronunciado ‘Musão,’ Mu540 é um dos produtores musicais de maior destaque na cena rap/funk dos últimos anos. Em seu trabalho como produtor, ele incorporou influências do funk, mesclando-as com o rap e gêneros internacionais como drill e grime.
Idealizado pelos pesquisadores Rebeka Barbalho e Márcio Fellipe, o Baile Charme rola pelo Recife desde 2022 e tem o prazer de convidar para esta edição especial um dos precursores do estilo: Corello DJ. Sempre na vanguarda, Corello criou nos anos 80 o termo “Charme” para definir um novo caminho do R&B que privilegiava harmonia e ritmo cadenciado.
Membro da Leigo Records e criador da festa e coletivo SPEEDTEST, Pedro Chediak classifica seu som como “Música Elétrica” passeando entre o drum’n’bass, jungle, garage, ambient, footwotk, techno e house. DJ e produtor musical do Recife, BJ3 é o nome artístico de Bernardo Fonseca, que iniciou seu trabalho explorando ritmos latinoamericanos. Desde 2022, passou a focar suas apresentações e produções autorais na música eletrônica. Zoe Beats é DJ, produtor musical, diretor criativo, diretor musical e fotógrafo. Musicalmente, mistura influências do grime, drum‘n’bass, garage, drill e jungle, junto a sonoridades pernambucanas como o manguebeat.
Artista franco-malaia, RONI equilibra seu trabalho entre os mundos da música eletrônica, moda e arte. Seu set abrange um som único de rave com influências do techno britânico, além de incluir uma seleção de house old-school, cortes de disco, funk e afro beats. Recifense radicada em São Paulo, Paulete Lindacelva é reconhecida por sua pesquisa sobre os sons da diáspora negra, com foco em gêneros como house, techno e breakbeats. Paulete é underground em sua essência, promovendo liberdade, insurgência e união através da música, destacando o poder transformador da arte.
Considerado o Rei do Beat Bolha, Ramon Sucessoimpressiona o público com suas mixagens, deixando uma marca indelével na história do funk, simbolizando riqueza e singularidade. O sucesso de críticas o levou à sua primeira turnê pela Europa, com datas marcadas no Boiler Room do Primavera Sound. DANDARONA vem ganhando destaque no cenário da música eletrônica brasileira pela característica enérgica que sua seleção traz. Recentemente, lançou o single “Bate so Much”, sendo um marco inicial na sua carreira como produtora musical.
O FESTIVAL – Desde sua primeira edição em 2004, o No Ar Coquetel Molotov quebrou conceitos pré-estabelecidos e vem evoluindo como um evento que já está no calendário de Pernambuco, combinando uma forte conexão afetiva com o público e o compromisso de inovação artística. Reconhecido por seu pioneirismo em sustentabilidade ambiental, o evento adotou este ano o protocolo Lixo Zero. Além disso, oferece diversas ações de acessibilidade, como intérpretes de Libras, audiodescrição, área PcD, cardápios em braile, banheiros adaptados e uma equipe de apoio dedicada.”
Antes dos dias de shows do festival, ocorre a 6ª edição do Coquetel Molotov Negócios, dias 5 e 6 de dezembro, com atividades voltadas para artistas, produtores e empreendedores da área cultural, além de pocket shows gratuitos para o público. Este ano, o projeto se expande para além do Recife em ações descentralizadas em Arcoverde (sertão) e Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana). A programação conta com incentivo do Funcultura – PE.
O 21º No Ar Coquetel Molotov tem patrocínio master da Nubank via Lei Federal de Incentivo à Cultura; patrocínio da Natura, Deezer e Prefeitura do Recife; apoio via Embaixada dos Países Baixos, Consulado Geral da França e Livre de Assédio. Tem como mídias parceiras Toca UOL, Trend Midia, Universitária 99,9 FM, S.O.M., O Grito!, Frei Caneca FM, Afoitas, Recife Ordinário, Mapa dos Festivais e Seremos Resistência. A cerveja oficial é Sol. Vendas oficiais da Shotgun e realização da Coda Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Nubank – Uma das principais fintechs do mundo, o Nubank vem revolucionando o setor financeiro no Brasil com serviços digitais inovadores e acessíveis. O patrocínio do Nubank à 21ª edição do No Ar destaca o alinhamento entre as diretrizes de ESG da empresa e os valores de sustentabilidade e inclusão promovidos pelo festival. Essa aposta nos eventos da região é parte da estratégia do Nubank de contribuir para o desenvolvimento sustentável e inclusivo das comunidades onde atua, alinhando seus valores corporativos com ações que têm um impacto positivo na sociedade.
Natura – Fundada em 1969, a Natura é uma multinacional brasileira de higiene e cosmética. Conta com 2 milhões de consultoras na América Latina, sendo líder no setor de venda direta no Brasil. Faz parte de Natura &Co, resultado da combinação entre as ma@yrcas Avon, Natura e The Body Shop. É também a primeira empresa brasileira a conquistar o selo “The Leaping Bunny”, concedido pela organização de proteção animal Cruelty Free International, em 2018, que atesta o compromisso da empresa com a não realização de testes em animais de seus produtos ou ingredientes.