Fernanda Torres comenta possibilidade de ser nomeada e ganhar Oscar: – Odeio ter expectativas
Fernanda Torres já é muito querida no Brasil, mas agora também está ganhando os corações de outros países. Diante do sucesso internacional de Ainda Estou Aqui e a vitória no Globo de Ouro 2025, a artista comentou a possibilidade de não apenas ser nomeada ao Oscar, mas também de se tornar a quinta mulher latina na história a ganhar o prêmio de Melhor Atriz.
Em entrevista à revista Variety, a filha de Fernanda Montenegro disse que é difícil fazer uma previsão sobre a premiação, pois há outras performances marcantes que também são cotadas para a disputa.
– Odeio ter expectativas. Eu odiaria que a jornada deste filme terminasse com a sensação de: Eles não entenderam. É tão difícil prever este ano — tantas performances excelentes. O que eu sei é que fizemos tudo o que podíamos — exibições, entrevistas, tudo o que a Sony Pictures Classics nos pediu. Se acontecer, acontece. Se não, já me sinto incrivelmente honrada.
Ela ainda faz uma reflexão sobre os reconhecimentos dos trabalhos de atrizes como Nicole Kidman em Babygirl e Demi Moore em A Substância.
– Este ano tem sido incrível para mulheres acima de uma certa idade. É maravilhoso que não tenhamos que ser eternamente jovens para ter personagens interessantes. A indústria está mudando, e é emocionante fazer parte disso.
E ainda celebra o troféu de Melhor Atriz em filme de drama no Globo de Ouro 2025:
– Uma mulher no noticiário nacional disse: Quando ela ganhou, eu senti como se tivesse ganhado. Foi um reconhecimento não só meu, mas do Brasil. Primeiro, minha mãe com Central do Brasil, e agora eu? É um prêmio patriótico. Ele mostra ao mundo o talento do nosso país.
Torres cita como o Brasil tem uma presença fortíssima nas redes sociais e declara que nem sempre teve vontade de ser ativa na web.
– O Brasil é uma máquina poderosa na internet. Somos usuários pesados, pesados. Dez anos atrás, eu não queria estar online. Eu não queria vender minha vida privada. Mas meu agente disse que era importante para meu trabalho no teatro, então construímos minha presença na internet em torno disso. Agora, depois do Globo de Ouro, ela disparou. É surreal!
Ao falar sobre o carinho internacional que vem recebendo, a atriz é sincera:
– Estou por aí há décadas. No Brasil, eles me conhecem bem. Aqui [nos Estados Unidos], as pessoas estão finalmente se atualizando. Antes tarde do que nunca, certo?