Renata Fan é acusada de homofobia após postagem em rede social envolvendo Pabllo Vittar

Renata Fan é acusada de homofobia após postagem em rede social envolvendo Pabllo Vittar Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (15) a gaúcha Renata Fan (47) é acusada de proferir declarações homofóbicas e transfóbicas envolvendo a transferência do ex-futebolista e comentarista esportivo Denílson para a Rede Globo de Televisão devido a uma imagem acompanhada da cantora maranhense Pabllo Vittar.  A jornalista fez um comentário que soou como uma zombaria com a postagem de duas imagens, uma de Denílson ao seu lado no atual programa e, outra posando junto de Vittar tendo como pano de fundo, o programa “Globo Esporte”, debochando da presença de seu parceiro com a famosa artista e, afirmando em tom bastante descontraído tratar-se de uma brincadeira que não poderia ser encarada com seriedade.

Conduta foi encarada como discriminação racial

Entidades defensoras dos direitos homossexuais e transexuais encabeçadas pela Associação do Orgulho dos LGBTQIAPN+ de São Paulo se posicionaram favoráveis ao enquadramento do comportamento da comunicadora como um ato criminoso equiparado ao preconceito racial tipificado como ato ilegal e inconstitucional conforme Lei Brasileira nº 7.716/89 com punições correspondentes a 1 até 5 anos de detenção e possibilidade da aplicação de multa, a depender do caso.


Atitude irônica da loira deflagrou revolta em comunidade  LGBTQIAPN+ com direito a processo judicial (Foto:Reprodução/instagram/@renatafan)


Amparo da legislação e medidas punitivas empregadas com rigor

Vale lembrar que posturas transfóbicas e homofóbicas tiveram entendimento idêntico à prática de racismo oficializadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no ano de 2019.

Segundo a Carta Magna brasileira, injúria racial não permite o pagamento em dinheiro para o réu responder à ação judicial em liberdade, o crime se configura, portanto, como inafiançável e simultaneamente, não abrange o instituto da prescrição, ou seja, pode atingir o infrator em qualquer tempo com as medidas legais cabíveis à respectiva situação com suas gravidades.

Imbróglio com Pabllo Vittar

O início da história aconteceu quando a apresentadora do “Jogo Aberto” transmitido pela Band postou em seu perfil oficial no Instagram uma imagem satirizando a despedida de Denílson da televisão paulista ao lado da intérprete do sucesso “Vai Passar Mal” e mais adiante, Fan fazia um comparativo entre o comentarista acompanhado da loura para logo depois exibir outra imagem do ex-jogador todo sorridente com Vittar.

Na legenda, a comunicadora expressou-se de maneira bastante humorada e provocou a ira dos internautas: “Internet sua Danada!!! Recebi umas 10 vezes esta publicação hoje! E na real, chorei de rir!!!, sem imaginar a repercussão bombástica das declarações. 

Finalizando, aparentemente, de forma descontraída e descompromissada, Fan declara: “Sempre serei do time da zoeira!!!!”, sem perceber a problemática causada pela sua manifestação, provocando a indignação e o clamor do grande público.

Pabllo Vittar e considerações

A mais popular e carismática drag queen do Brasil respondeu à atitude de Renata Fan como tendo sido alguém que não minimizou os riscos de uma demonstração absolutamente preconceituosa e excludente na qual expôs à face da homofobia sem filtros nem limites em praça pública.

“Homofobia não é brincadeira! Muita gente morre por conta dessa zoeira” desabafou uma das trans mais amadas e aplaudidas do país, em resposta ao comentário de Fan em que ela seria representante da turma da zoeira, tal qual como escreveu em sua conta oficial.

As pessoas reagiram à piada que soou como desrespeitosa e inadequada: “Lamentável ver esse tipo de coisa” e “Espero que isso tenha consequências legais”, exclamaram, alguns dentre tantos outros, em tom de revolta.

Espaço disponível para declarações de ambos os envolvidos

De acordo com informações transmitidas pelo jornalista Léo Dias, conhecido por suas controvérsias e entreveros no meio dos famosos, em seu portal de mesmo nome, a Rede Bandeirantes de TV assegura não ter qualquer ligação com a atitude de sua funcionária, cujas palavras não refletem o pensamento da empresa.

Renata Fan não foi localizada para prestar seus respectivos esclarecimentos e Pabllo Vittar, assim como seu colega de trabalho, também não se manifestou oficialmente a respeito da questão para o colunista Léo Dias que ratifica o espaço aberto para a manifestação dos dois lados.

Foto destaque: Gaúcha responderá em juízo sobre polêmica envolvendo Pablo Vittar (Reprodução/instagram/@renatafan)

Carregar Mais Notícias