Karla Sofía Gascón se pronuncia após diretor de Emilia Pérez insultá-la
A atriz espanhola Karla Sofía Gascón, estrela protagonista de Emilia Pérez, se pronunciou na última quinta-feira (6) em sua rede social para confirmar seu afastamento da campanha do Oscar e outras premiações.
No pronunciamento, Gascón diz ter compreendido as declarações do diretor do longa, Jacques Audiard, que recentemente, em uma entrevista, deixou a entender que a atriz estaria “se colocando em papel de vítima”, perante a motivo que a colocou em situação delicada.
Foi descoberto recentemente alguns posts de teor racista, xenofóbico e preconceituoso na rede social X (antigo Twitter) da atriz de Emilia Pérez, fato que repercutiu mundialmente durante as últimas semanas.
Gascón x Audiard
A intérprete de Emilia Pérez na trama, afirma que entendeu a situação com os posts e decidiu por todos no elenco, equipe, filme e diretor do longa, que o trabalho falasse por si só. “Espero que meu silêncio permita que o filme ‘Emilia Pérez’ seja apreciado pelo que ele realmente é: uma linda ode ao amor e à diferença. Minhas desculpas sinceras a todos que foram magoados ao longo do caminho”, completou a atriz.
O pronunciamento que quebrou o silêncio da artista, surgiu logo após a entrevista de Jacques Audiard, o francês que dirigiu o filme que concorre ao Oscar. Pela Deadline, Audiard confirmou que cortou os laços da relação que tinha com Karla Sofía Gascón.
O francês deixou claro quando apontou que a atriz está passando por um “processo autodestrutivo”, no qual, por acaso, ele e nem ninguém poderia intervir.
“Não conversei, mas também não quero conversar. Não entendo o porquê continua nesse processo que a vai destruir. Por que está fazendo isso? Não compreendo. E igualmente não entendo por que está magoando pessoas que eram bastante próximas a ela”, afirmou Audiard para o Deadline.
Em continuação, o diretor francês afirmou que Gascón está se fazendo de vítima. “Ela está falando sobre ela mesma em posição de vítima, o que é, no mínimo, surpreendente. É como se ela achasse que as palavras não tem o poder de ferir aos outros. Aquelas publicações são absolutamente odiosas e imperdoáveis”, disparou.
Ao fim, o francês destaca a importância de buscar construir com os atores no set, e afirmou que essa harmonia se rompe inevitavelmente ao descobrir algo dessa grandeza sobre alguém próximo. O diretor ainda pontuou que as atitudes de Gascón não afetaram somente a ela mesma, mas outras pessoas também envolvidas no projeto, como Zoe Saldaña e Selena Gomez, atrizes que estrelam Emilia Pérez ao lado de Karla Sofía.
“Penso no impacto disso em terceiros e em como ela fere toda a equipe e pessoas que dia após dia trabalharam duro nesse longa. Penso em mim, em Saldaña, Gomez. Não entendo por que ela continua a nos prejudicar. Nesse momento ela precisa refletir e assumir responsabilidade por suas ações. Por enquanto não vou falar com ela”, confirmou Jacques Audiard.
Elenco de Emilia Pérez na pré-estreia do longa em Londres (Foto: Reprodução/Instagram/@emiliaperezfilm)
Polêmica de Karla Sofía Gascón
Os posts redigidos pela atriz a deixou de mãos vazias. Recentemente, Gascón perdeu o apoio de diversos admiradores que se encantavam por seu trabalho e sua história, além de ter perdido o apoio da Netflix, que não irá bancar passagens, hospedagens e alimentação da atriz para mais lugar algum.
Se a atriz quiser ou puder, deverá se deslocar pagando de seu próprio bolso tudo citado anteriormente, incluindo transporte e acomodação de luxo.
Além das polêmicas das postagens, a intérprete de Emilia Pérez resolveu contar seu lado da história sem consultar o streaming antes, o que gerou um mal-estar ainda maior. Durante esta semana, a atriz concedeu uma entrevista ao CNN Espanha, onde explica seu lado na história e alimentando a questão de que o público não a entendeu bem.
Foto destaque: Karla Sofía Gascón para W Magazine (Reprodução/Instagram/@wmag)