Após fim de parceria com Emicida, Fióti se pronuncia publicamente sobre polêmicas

O fim da parceria entre Emicida e seu irmão, Evandro Fióti, anunciada na última sexta-feira, dia 28, tem dado o que falar. A briga foi além de uma disputa familiar e virou processo judicial! Segundo o portal Leo Dias, Evandro estaria movendo uma ação contra o irmão, alegando que Emicida teria revogado unilateralmente a procuração que garantiria a ele os acessos às contas e à gestão da empresa.
No entanto, a defesa do rapper rebateu as acusações e explicou que a revogação teria ocorrido após a identificação de transferências consideradas suspeitas por eles, sendo constatado uma possível movimentação de quase seis milhões de reais. A informação também foi rebatida pela defesa de Fióti, que alega que a quantia se refere a transferência feita em 2025, cerca de dois milhões de reais, o que também teria sido realizada ao irmão, já que seria o desfecho de um acordo, que teria sido assinado pelos dois no final de 2024, estabelecendo a distribuição societária igualitária entre eles.
Nas redes sociais, Evandro emitiu um comunicado oficial falando sobre a polêmica, e negou os acontecimentos e o possível desvio de dinheiro. Leia na integra:
Diante das matérias publicadas na imprensa hoje, Evandro Fióti vem esclarecer: Nunca desviou qualquer valor da LAB Fantasma ou de empresas do grupo. Todas as movimentações feitas durante sua gestão foram transparentes, registradas e seguindo os procedimentos financeiros adotados pelos gestores, assim como as retiradas de lucros ao sócio e artista Emicida. A administração das empresas sempre foi conjunta, conforme acordo formal ratificado assinado por ambos em dezembro de 2024, que estabelecia, entre diversas premissas e declarações de parte a parte, a gestão compartilhada das empresas, a divisão igualitária de ativos e passivos (50% para cada sócio), além do conhecimento prévio a ambos acerca de movimentações financeiras relevantes. A acusação de “desvio” é falsa e inverte os fatos. O próprio processo judicial contém documentos que comprovam que Emicida recebeu valores superiores, incluindo distribuições de lucros acordadas entre as partes. A divulgação distorcida de informações parciais de um processo é gravíssima e será tratada com as medidas legais cabíveis, em todas as esferas, inclusive penal. Evandro reafirma seu compromisso com a verdade, a transparência na gestão e o respeito à história construída junto à LAB Fantasma.
Na legenda, ele ainda diz:
Caros, boa tarde. Quem caminha comigo há mais de 18 anos à frente de projetos e equipes sabe da minha ética, transparência e honestidade — valores que trago de casa e que jamais trairei. É muito triste ver exposta a situação contratual e jurídica do grupo empresarial que fundei ao lado do meu irmão há 16 anos, assim como as complexas implicações familiares envolvidas. Apesar das divergências, sigo buscando resolver essa situação da forma mais respeitosa e justa possível, como sempre fiz.
Além disso, o portal também revela outros desentendimentos entre os irmãos. Emicida teria acusado o ex-sócio de trabalhar apenas duas horas por dia na reta final do trabalho no LAB Fantasma, empresa criada por eles, o que, segundo o artista, teria sido feito por livre e espontânea vontade, como mostra o comunicado enviado pela equipe do rapper ao veículo:
No entanto, o Requerente Evandro, desde meados de fevereiro de 2025, de forma unilateral e por liberalidade, decidiu se exonerar de parte de suas atividades administrativas, passando a dedicar tempo residual correspondente a somente duas horas por dia aos assuntos que envolvessem a Requerida Laboratório Fantasma Produções Ltda.
O portal também compartilha informações sobre o afastamento parcial de Evandro, mostrando a data que ela começaria a ser aplicada, o que teria sido acordado em uma reunião da alta cúpula do Lab Fantasma, quando foi comunicado o afastamento parcial de Fióti. Segundo a equipe de Evandro, Emicida estaria presente na tal reunião do acordo:
Foi comunicado que, a partir de fevereiro, Evandro terá disponibilidade limitada para questões administrativas da empresa (duas horas por dia a combinar) de segunda a sexta-feira, devido à sua transição de responsabilidades e compromissos externos.
O Fofocas e Famosos procurou a equipe de Emicida e de Fióti para mais esclarecimentos sobre o ocorrido, mas não teve retorno até o momento da publicação dessa matéria.