Atriz da Globo exige desculpas de Ana Maria Braga após atitude racista no Mais Você
Ana Maria Braga causou polêmica nas redes sociais após uma atitude em seu programa na Globo, o Mais Você. Na ocasião, ela levou um homem vestido de samurai e começou a imitar um sotaque caricato.
Dessa forma, ela foi acusada de “yellowface”, atitude preconceituosa e racista contra as pessoas do Leste Asiático. Ana chegou a trocar as letras “R” por “L” e isso deixou a atriz Ana Hikari irritada.
Ela questionou os internautas se a apresentadora se desculpou por estereotipar os povos do Leste Asiático, dizendo que a atitude é inaceitável:
“Tô trabalhando, não tô conseguindo acompanhar agora o Mais Você. Me avisem se a Ana Maria Braga se retratar hoje? Hoje é o dia oficial de comemoração da Imigração japonesa. Não dá pra aceitar ‘homenagens’ assim? isso tem outro nome, vocês sabem qual né?”.
No Instagram, Ana Maria ainda surpreendeu ao postar o vídeo e disparou: “Quanta coisa bonita hoje. Conhecer culturas sem ter que viajar! Falamos sobre quimono, foccacia garden, fomos a liberdade com a Juju. Ô coisa boa!”.
A intenção do programa era fazer uma homenagem aos descendentes de povos de países do leste do continente, como China, Japão, Coreia do Norte e Coreia do Sul.
Tudo aconteceu em plena véspera do Dia da Imigração Japonesa. O programa, então, enviou a repórter Ju Massaoka ao bairro da Liberdade, em São Paulo, que é conhecido pela maior concentração da população nipobrasileira na cidade.
Após sua participação ao vivo, Ju Massaoka assistiu Ana Maria Braga e colegas de equipe do matinal trocarem a letra “R” pelo “L” na tentativa de imitar um suposto sotaque.
“Fazer uma homenagem para você e para todos. Tenho um samurai aqui vestido adequado para você e fala como samurai“, disse a loira. O rapaz, que apareceu vestido com roupas e usando maquiagem nas cores branca e vermelha, começou a trocar as letras do nome da global.
Nas redes sociais, então, o ato foi considerado racista e xenófobo pelos descendentes da comunidade, mesmo estes sendo brasileiros natos.
O público ainda identificou outra prática problemática durante o quadro, a “Yellow Face”. A polêmica acontece quando alguém de outro tom de pele, geralmente branca, pinta o rosto para se caracterizar como pessoa de pele amarela.
Confira a repercussão:
Tá aí o VÍDEO pro povo q assim como eu, ficou procurando aqui e não achou
Aí a vergonha no programa da Ana Maria Braga pic.twitter.com/ZdIkqX8lMF
— Maju (@withlovesheeran) June 17, 2021
Vi na hora no programa da Ana Maria q fizeram yellow face, me fiz de doida e passei pano…
— Tangerine (@balconde) June 17, 2021
entrei no twitter rapidinho e parece que a Ana Maria Leifert foi preconceituosa na saída do Faustão Asiático
— vini, vi, vinícius (@abrvin) June 17, 2021
Caramba, engraçadão hein ana maria, pleno 2021 e estereótipo de asiático continua na mesma, palhaçada.
— Lucas Kimura (@HimuraKideki) June 17, 2021
Ana Maria braga: vou fazer uma homenagem pra você agora (repórter nikkei) vou chamar meu samurai preferido (um branco de kimono)
O idiota: aligatou Ana Malia blaga (e a véia na onda também)
A repórter:
— Hafu (@hafu_ilustra) June 17, 2021