Brasil nunca havia sido indicado na categoria de Melhor Filme no Oscar antes de Ainda Estou Aqui
Estamos fazendo história, sim! Nesta quinta-feira, dia 23, o filme Ainda Estou Aqui foi indicado a Melhor Filme do Oscar 2025, fazendo a estreia do Brasil nesta categoria. Vale lembrar que o longa ainda foi reconhecido em Melhor Atriz, pela atuação de Fernanda Torres, e Melhor Filme Internacional.
Ao longo dos anos, brasileiros tiveram seus trabalhos reconhecidos pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas em algumas oportunidades. Na categoria de Melhor Filme Internacional, por exemplo, recebemos indicações por Central do Brasil (1998), também dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Montenegro; O Pagador de Promessas (1963); O quatrilho (1996); e O que é isso, companheiro? (1997). Em nenhuma dessas oportunidades, no entanto, levamos a estatueta para casa.
Com Ainda Estou Aqui, além da inédita indicação em Melhor Filme, o clima é outro. Na primeira premiação de 2025, o Globo de Ouro, Fernanda Torres fez história ao ser premiada na categoria de Melhor Atriz, uma demonstração de força do Brasil para os outros eventos que virão a seguir.
Vale lembrar que, até hoje, tem muito brasileiro que ainda não engoliu o Oscar de 1999, quando Fernanda Montenegro perdeu na categoria de Melhor Atriz para Gwyneth Paltrow, por Shakespeare Apaixonado.
Será que dessa vez levaremos não só uma estatueta, como duas ou até três?