Caetano e Bethânia falam sobre o impacto assim que souberam da morte de Gal Costa
e ainda estão impactados com a morte de . Em 1976, em plena ditadura militar e juntamente com , os quatro se apresentaram pela primeira em um show como os Doces Bárbaros, e desde então nunca mais se separaram. Era uma amizade de mais de 40, 50 anos.
Leia++:
Em entrevista à repórter Renata Ceribelli, do “Fantástico”, da TV Globo, Caetano e Bethânia falaram sobre Gal. “A nossa história é amor da cabeça aos pés”, disse o cantor e compositor.
Aliás, foi Caetano quem apresentou Gal à irmã. “Foi amor à primeira vista, eu me apaixonei na hora que eu conheci Gal. Primeiro que era soteropolitana, não era do interior lá do sertão nem de Santo Amaro. Então ela tinha todo um jeito diferente, era muito charmosa, muito quieta, sabida”, comentou Bethânia.
“Ela não era uma pessoa da fala assim, o negócio dela era mais cantar e se mover”, contou Caetano. O último encontro de Caetano e Gal foi no “Altas Horas”. O Serginho [Groisman] a convidou sem me avisar, pra ser uma surpresa. Eu fiquei emocionadíssimo. Chorei na hora.”
“Logo que a notícia foi divulgada e vocês apareceram na televisão, deram o primeiro depoimento muito impactante, a emoção de vocês transbordou pra todos nós. Como é que vocês estão fazendo pra lidar com essa tristeza?”, perguntou Ceribelli.
“A gente está aprendendo ainda”, disse Caetano. “Eu falei pra Caetano assim, é como uma mesa estabilizada e tira uma perna. Desequilibra. Tudo fica muito desequilibrado. Bambeia. Até você entender, e o esforço a ser feito para que os três pés que restam se mantenham é muito grande, demora, não é rápido”, emendou Bethânia.
“Gal era madrinha do meu filho mais velho, do meu primeiro filho, Moreno. Ficamos conversando a noite toda e Moreno começou a me ensinar a lidar com essa nova realidade, porque é outro mundo. O mundo sem Gal é outro mundo”, disse Caetano.
“É esquisitíssimo. São muitos anos, uma vida inteira”, lamentou a cantora.
MORTE
morreu na última quarta-feira, 9 de novembro. A informação foi confirmada pela assessoria da artista. Gal tinha dado uma pausa em sua agenda de show, já que havia passado por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita, mas não existe nenhuma indicação que essa situação esteja ligada com a causa de sua morte.
Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e ficou conhecida nacionalmente com sucessos como ‘Baby’, ‘Chuva de Prata’ e ‘Pérola Negra’.
O seu falecimento pegou todo o país de surpresa e os fãs já dominaram as redes sociais com homenagens para uma das maiores cantoras que o Brasil já viu.
TRAJETÓRIA
Maria das Graças Penna Burgos, nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 25 de setembro e 1945. Antes de se tornar a grande artista que conhecemos, Gal trabalhava como balconista em uma loja de discos na sua cidade natal, já deixando claro o seu amor pela música.
Leia+:
ENTRADA NO MUNDO DA MÚSICA
Em 1964, e e participou do show ‘Nós, Por Exemplo’, na inauguração do Teatro Vila Velha, em Salvador.
No ano seguinte, já conquistada pelo mundo musical, Gal, ainda como Maria das Graças, se muda para o Rio de Janeiro e lança seu primeiro disco, usando músicas ‘Sim, Foi Você’, de Caetano e ‘Eu Vim da Bahia’, de Gilberto Gil.
Seu primeiro disco solo ‘Gal Costa’, lançado em 1969, foi um absoluto sucesso, e possuia músicas como ‘Baby’, Divini Maravilhoso’, ‘Que Pena’ e ‘Não Identificado’.
GAL NA MPB
Foi em 1979 que Gal entrou para o MPB, com ‘Gal Tropical’, em que cantou seus maiores sucessos, como ‘Balancê’, ‘Força Estranha’, ‘Índia’ e ‘Meu Nome é Gal’.
ARTISTA
Atualmente, Gal estava em turnê com o show ‘As Várias Pontas de Uma Estrela’, no qual ela tocava grandes sucessos dos anos 80, como ‘Nada Mais, ‘Sorte’ e ‘Lua de Mel’.
Gal deixa um filho, Gabriel Costa Penna Burgos, de 17 anos, que inclusive inspirou o 40º álbum da cantora, chamado de ‘A Pele do Futuro’.
e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!