Caixão de Rainha Elizabeth deixa Balmoral rumo a Edimburgo
De acordo com a , neste sábado, 10 de setembro, o caixão da Rainha Elizabeth II deve deixar o Palácio de Balmoral e ir rumo a Edimburgo. e será carregado por sete guardiões até o carro fúnebre, acompanhado do tocador de gaita de foles oficial da rainha à frente. O corpo será então transferido para o Palácio de Holyrood, residência oficial da família real em Edimburgo, capital da Escócia, onde uma guarda de honra militar o encontrará.
No domingo, 11 de setembro, o rei Charles III e a rainha consorte irão para o Palácio de Holyrood, onde serão recebidos com uma salva de 21 tiros. Membros da família real, incluindo filhos e netos de Elizabeth II, se juntarão a uma procissão de Holyrood até a Catedral de Saint Giles, em Edimburgo, com as armas do Castelo de Edimburgo disparando a cada minuto. Um serviço será realizado na catedral, onde o caixão da rainha descansará por 24 horas, permitindo que o público preste suas últimas homenagens antes de ser transferido para Londres.
O mundo parou, . A cerimônia foi transmitida pela TV, pela primeira vez na história. A rainha Elizabeth II morreu, aos 96 anos, em 8 de setembro, no palácio Balmoral, na Escócia. “A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite e retornarão a Londres amanhã”, dizia o comunicado, emitido no dia da morte da monarca.
“Prometo dedicar o resto da minha vida para essa tarefa pesada que me coube”, declarou o novo rei durante a cerimônia deste sábado. Durante a proclamação, também foi anunciado que o dia do funeral da Rainha Elizabeth II será feriado em todo o Reino Unido, mas a data exata ainda não foi definida.
NO DIA ANTERIOR…
Na sexta-feira, 9 de setembro, pontualmente às 14h, na Inglaterra, o Rei Charles III realizou seu primeiro pronunciamento. O monarca falou da morte da Rainha Elizabeth e comentou sobre a sucessão de William ao trono.
Charles III relembrou do legado da rainha: “Na sua vida de serviço, vimos um grande amor pela tradição e também a vimos abraçar o progresso. A admiração, o respeito que ela sempre teve se tornaram marca de seu reinado. Minha mãe sempre tinha a tendência em ver o melhor nas pessoas. Honro a vida dela em serviço. Eu sei que a morte dela traz muita tristeza a todos vocês. Pela vida dela, a majestade foi uma inspiração e um exemplo para mim e para minha família. Devemos a ela a maior dívida, que todas as famílias devem à mãe: amor, compreensão e exemplo”
O rei continuou: “A minha vida vai mudar. Minha vida, claro, vai mudar, com as novas responsabilidades. Eu não vou poder dedicar meu tempo à caridade, mas eu sei que esse trabalho vai seguir nas mãos de outras pessoas. Trata-se de um momento de mudanças para a família. Conto com a ajuda da minha esposa, Camilla, que tem se dedicado de forma leal e ela vai ser a minha rainha consorte. Ela vai se dedicar a todos os deveres. Meu herdeiro vai ser meu sucessor (William). Hoje estou feliz como Príncipe de Gales, um título cujo o país sempre me recebeu tão bem. William e Kate ajudarão a trazer toda a ajuda necessária para os programas. Quero expressar meu amor por Harry e Meghan, que continuam a construir a vida deles em outro país”.
Veja abaixo galeria de fotos da vida de Elizabeth II!
e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!