Dia Mundial da Esclerose Múltipla: entenda os sintomas e famosos que enfrentam a condição
Nesta quinta-feira, 30 de maio, é comemorado o Dia Mundial da Esclerose Múltipla. A data é importante para a visibilidade e conscientização acerca da condição, que segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta cerca de 2,8 milhões de pessoas no mundo, a maior parte delas do sexo feminino.
A esclerose múltipla é três vezes mais comum em mulheres do que em homens. Conheça mais sobre essa doença que acomete aproximadamente 40 mil pessoas no Brasil e relembre algumas personalidades famosas que são portadoras da condição.
O que é a esclerose múltipla?
A esclerose múltipla é um transtorno neurológico crônico e autoimune, sendo uma das condições mais comuns a afetar o sistema nervoso central. As células de defesa do corpo atacam o sistema nervoso central, causando lesões no cérebro e na medula. A progressão da doença pode levar muitos anos, e seus principais sintomas são:
• Fadiga
• Alterações fonoaudiológicas, como problemas na fala e deglutição
• Transtornos visuais, como diminuição da visão ou visão dupla
• Alterações motoras, como espasmos, perda de força muscular e desequilíbrio
• Transtornos cognitivos, como problemas de memória e de atenção
• Transtornos emocionais, incluindo alterações de humor e depressão
Alguns famosos, como Guta Stresser e Cláudia Rodrigues, escolheram compartilhar publicamente sobre a sua jornada com a Esclerose Múltipla (EM) após receberem o diagnóstico da doença. Veja os artistas portadores da condição:
Guta Stresser
A atriz conhecida por seu papel como a Bebel em “A Grande Família”, declarou ser portadora da condição e já desabafou nas redes sociais sobre a sua luta: “A fadiga é um dos sintomas que mais sinto. Um cansaço como se tivesse sempre corrido uma maratona já ao acordar. Eu literalmente tenho me arrastado.”
Guta Stresser em campanha sobre a EM @gutastresser
Os primeiros sintomas de Guta apareceram quando ela participava da “Dança dos Famosos”. Segundo a atriz, ela começou a ter problemas de memória e esquecia os passos da coreografia assim que terminava o ensaio, mas na época ela não levou o problema a sério.
Cláudia Rodrigues
Diagnosticada em 2006, Cláudia Rodrigues se tornou uma porta voz na luta contra a doença no Brasil. Comprometida com a causa, ela compartilha abertamente sobre o uso do canabidiol para aliviar os sintomas da doença.
Atriz compartilha seu tratamento com canabidiol (Reprodução/Instagram/@claudia_rodrigues_oficial)
A atriz e humorista, conhecida por seus papéis na televisão como Marinete em “A Diarista” e Ofélia em “Zorra Total”, teve que se afastar dos trabalhos para iniciar o tratamento. Ela já se submeteu a um transplante de medula óssea e, em 2023, passou por um tratamento experimental nos Estados Unidos.
Ana Beatriz Nogueira
Em 2009, Ana Beatriz Nogueira recebeu o diagnóstico de uma forma leve de esclerose múltipla. Naquela época, ela estava envolvida nas gravações da novela “Caminho das Índias” e também dirigia um show com a cantora Zélia Duncan. No início, ela compartilhou os desafios que enfrentou devido à falta de informação sobre a doença.
Jack Osbourne
O filho do renomado astro do rock Ozzy Osbourne, recebeu o diagnóstico de esclerose múltipla em 2012, apenas algumas semanas após o nascimento de sua filha. Ele começou a perceber que algo não estava certo quando começou a ter sintomas de perda de visão.
Foto Destaque: Guta Stresser e Ana Beatriz Nogueira (Reprodução/Instagram/@anabeatriznogueira_oficial)