Entenda porque Fausto Silva é considerado um paciente prioritário para transplante

Faustão está, esperando um transplante de coração. O agravamento de sua insuficiência cardíaca levou-o a ser incluído na fila única de transplantes do SUS. O boletim médico recente revelou: “Ele encontra-se sob cuidados intensivos e, devido à piora de sua condição, foi indicado para transplante cardíaco. Atualmente, está em diálise e faz uso de medicamentos para potencializar o bombeamento do coração”.
Prioridade na lista de espera
A ordem de atendimento da fila do SUS é geralmente cronológica, mas há exceções. Pacientes com quadros mais graves podem ter prioridade, seguindo critérios estipulados pelo Ministério da Saúde. A cardiologista Stephanie Rizk esclarece que a prioridade se baseia na gravidade da condição do paciente, e não em fatores sociais.
Em 2021, diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde definiram três condições que determinam prioridade.
- É considerado um paciente com prioridade máxima aquele que necessita de um retransplante agudo. São casos de rejeição a um transplante efetuado num prazo de um mês e que apresenta um quadro grave relacionado ao transplante. A rejeição aguda é um deles
- Também são considerados prioritários os pacientes com ECMO (Oxigenação por Membrana Extracorpórea) que tem a capacidade de funcionar como um pulmão e um coração artificiais.
- Pacientes internados com choque cardiogênico, que utilizam medicamentos intravenosos para ajudar o coração a bombear o sangue.
Fausto Silva está no terceiro grupo de pacientes pois está em choque cardiogênico. Ele está internado com choque cardiogênico e faz uso de medicamentos intravenosos para ajudar o coração a bombear o sangue. Por esse motivo é considerado um paciente prioritário para transplante pois casos como o dele são considerados com risco iminente.
O que é Insuficiência cardíaca
A insuficiência cardíaca é uma deterioração gradual da capacidade do coração de bombear sangue suficiente para alimentar o corpo. Esta condição pode ser causada pelo enfraquecimento ou rigidez do músculo cardíaco.
O que é Choque Cardiogênico?
É uma situação crítica onde o coração não consegue bombear sangue, afetando outros órgãos. “Provoca disfunção em órgãos como os rins e o sistema nervoso”, diz a especialista. A classificação de prioridade pode mudar caso haja alteração no quadro clínico do paciente.