O famoso dono da Record e fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo voltou a ficar sob a mira dos holofotes após polêmicas sobre o seu passado serem jogados no ventilador (Foto: Reprodução/Instagram)
O famoso dono da Record e fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo voltou a ficar sob a mira dos holofotes após polêmicas sobre o seu passado serem jogados no ventilador
Eita, olha quem voltou a girar assunto nas redes sociais? É isso mesmo, o famoso bispo Edir Macedo Bezerra, 75 anos, vive causando polêmica entre os internautas e telespectadores, graças as suas declarações escandalosas, mas além disso, o fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, também é conhecido por ter um passado um tanto manchando, não só perante as câmeras, mas com muitos fiéis também.
É, pode até parecer brincadeira, mas o proprietário da emissora paulista já foi envolvendo em inúmeras brigas e desentendimentos dos mais diversos possíveis ao longo de sua extensa carreira profissional e por mais que o famoso líder religioso tente esconder, muitas coisas foram jogadas no ventilador e nós vamos relembrar isso.
Não, vocês não leram errado. O dono da Record nem sempre foi cristão como as pessoas imaginavam. Isso porque, o bispo foi criado em um lar católico ao decorrer de sua infância e segundo reportagem divulgada pela IstoÉ, durante muitos anos foi devoto de São José. Para quem não sabe, isso mudou quando Edir Macedo frequentou um culto evangélico da Igreja Pentecostal de Nova Vida, em 1964, no Rio.
Na época, o veterano rompeu com a antiga religião, passando a se opor diretamente a ela, com discursos e posicionamentos bastante preconceituosos.
Alianças?
Alguns anos após se converter, a religioso conheceu o também pastor R.R Soares, na Igreja Pentecostal de Nova Vida. Desde então, ele e o cristão mantém uma amizade.
Os dois saíram da Nova Vida em 1975 e, ao lado de mais dois companheiros, fundaram o Salão da Fé, que funcionava de maneira itinerante. No ano seguinte, abriram a Igreja da Bênção, que posteriormente, e já sem os outros dois missionários, se tornou a Igreja Universal do Reino de Deus.
Assumiu lugar de cunhado
No início da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo começou a discutir com o seu cunhado. Os dois, se tornaram cunhados depois de Soares se casar com a irmã de Macedo e pouco tempo após a união ser firmada, os líderes se desentenderam ao falar sobre a melhor forma de administrar a igreja e quais rumos seguir.
Logo, passou a questionar a liderança do cunhado e, ao convocar uma assembleia para estabelecer um novo comando para a IURD, ganhou o controle da igreja. Além de tirar o seu cunhado, R.R Soares foi embora por não concordar com as diretrizes do novo líder. Mediante uma compensação financeira por sua saída, R.R. Soares fundou a Igreja Internacional da Graça de Deus.
Vale dizer que os dois são rivais declarados.
Cadeia
O dono da Record chegou a passar 11 dias preso em 1992. O motivo? O líder foi acusado de charlatanismo, curandeirismo e estelionato. Em sua autobiografia lançada em 2012, ele descreveu que o episódio teria sido resultado de uma perseguição do “Clero Romano”. “Eram políticos de prestígio, empresários da elite econômica e social, intelectuais, juízes, desembargadores e outras autoridades do Poder Judiciário que tomavam decisões sob a influência do alto comando católico”, declarou o veterano.
Trafico de criança
Em dezembro de 2017, Edir Macedo foi citado em uma polêmica daqueles durante uma reportagem investigativa divulgada por uma emissora de TV portuguesa. Na época, o bispo foi acusado de tráfico internacional de crianças. É, pode ser difícil de acreditar, mas segundo o que foi noticiado, na década de 1990, a IURD mantinha um lar ilegal para crianças, onde filhos de pais sem condições financeiras eram encaminhados para outras famílias sem acompanhamento.
De acordo com a reportagem, algumas crianças teriam sido, inclusive, roubadas. Os próprios netos de Edir seriam crianças roubadas do Lar Universal. Ao BOL, a assessoria da IURD afirmou que as alegações da TVI eram uma “campanha difamatória e mentirosa”
O famoso dono da Record e fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo voltou a ficar sob a mira dos holofotes após polêmicas sobre o seu passado serem jogados no ventilador Eita, olha quem voltou a girar assunto nas redes sociais? É isso mesmo, o famoso bispo Edir Macedo Bezerra, […]