Estúdios Globo comemoram 30 anos com inauguração da Calçada da Fama

Nesta terça-feira, 2 de outubro, os Estúdios Globo celebraram três décadas de existência com uma homenagem emocionante: a inauguração da Calçada da Fama, localizada no complexo de produção em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

Calçada da Fama

Nesta terça-feira, 2 de outubro, os Estúdios Globo celebraram três décadas de existência com uma homenagem emocionante: a inauguração da Calçada da Fama, localizada no complexo de produção em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A cerimônia reconheceu 15 grandes nomes da televisão brasileira, cujas contribuições ajudaram a construir a história da emissora.



Entre os homenageados estão veteranos que marcaram gerações com talento e dedicação.

Quatro deles, no entanto, não puderam comparecer ao evento: Mauro Mendonça, Lima Duarte, Dennis Carvalho e Fernanda Montenegro.

Estrelas eternizadas e discursos marcantes

A primeira estrela a ser revelada foi a da atriz Laura Cardoso, anunciada como a “decana dos Estúdios Globo”, em atividade há décadas. O momento foi carregado de emoção, não apenas pela homenagem em si, mas também pelas palavras de figuras históricas da emissora.

Nathalia Timberg relembrou o início da televisão com um depoimento tocante.

“É muito emocionante o que estou fazendo agora, porque quando Roberto Marinho me perguntou ‘o que vocês acham de eu fazer uma televisão?’, ninguém imaginava. Vocês estão aqui para provar que ele tinha uma visão profética”, disse a atriz.

Ao anunciar Renato Aragão, o diretor Amaury Soares resumiu o sentimento de muitos: “É impossível pensar nos domingos da Globo e do Brasil sem este homem”.

Neusa Borges, visivelmente emocionada, agradeceu por sua trajetória. “Sinto-me abençoada por tudo o que passei e ainda passo como atriz. Tenho que agradecer a Deus todos os dias por estar aqui e agora ter meu nome na Calçada da Fama”, declarou.

O autor Walcyr Carrasco também foi homenageado. “É uma honra estar aqui ao lado de quem sempre admirei. Sinto um carinho imenso por esse momento”.

Memória, reconhecimento e legado para novas gerações

A atriz Betty Faria resumiu a emoção de muitos colegas: “É muito bom estar aqui, ter uma estrela! Que coisa boa! Muito obrigada”.

Já Antônio Pitanga fez questão de lembrar os colegas que também marcaram a história da Globo. “Chegar até aqui hoje, protagonizando vários personagens, é como carregar no corpo nomes como Milton Gonçalves, Léa Garcia e Ruth de Souza. Eles também fizeram essa história”.

Com mais de seis décadas de carreira, Ary Fontoura destacou sua trajetória dentro da emissora. “Há 30 anos eu estava aqui e há 60 eu estava na TV fazendo a minissérie Rua da Matriz. Hoje completo 60 anos nessa casa que projetou meu talento”.

Outro destaque foi Tony Ramos, que compartilhou uma memória inusitada dos tempos de construção dos estúdios. “Fui da CIPA! Me elegeram na época das obras. Me senti mais do que participante. E o mais importante é estar aqui, fazendo o que gosto, com respeito”.

O apresentador Serginho Groisman, à frente do Altas Horas — programa há mais tempo no ar de forma consecutiva — também foi lembrado.

“Construímos uma família. Quando me propuseram o desafio de fazer esse trabalho na Globo, pensei várias vezes. E sigo pensando, para que as pessoas sejam protagonistas e a cultura chegue a todos”.

Carregar Mais Notícias