Famosos ostentam harmonização facial, mas procedimento envolve riscos
Atualmente, cresce cada vez mais a onda de famosos adeptos da harmonização facial. Diversas celebridades já realizaram o procedimento, como é o caso de Eslovênia Marques, Eliezer, , entre outros.
Leia+:
No entanto, também existem aqueles que não curtiram muito o resultado e decidiram reverter a harmonização. Esse é o caso de e .
Apesar de ser um procedimento muito comum, a harmonização facial envolve riscos e deve ser feita por um profissional capacitado.
Leia+:
Pensando nisso, o OFuxico conversou com a Dra. Bruna Mesquita, dentista que é referência no assunto.
O QUE É HARMONIZAÇÃO FACIAL
Para começar, Bruna explicou que cada paciente deve ser avaliado individualmente, já que a harmonização facial é um conjunto de técnicas.
“A harmonização é um conjunto de procedimentos que busca rejuvenescimento ou alterações de formatos de algumas estruturas que irão deixar o rosto com pontos mais simétricos. Então desde de um simples botox, como até mesmo um procedimento onde é necessário tratamento de pele prévio, para então fazer uso do ácido hialurônico que é um volumizador”, disse.
A médica afirmou ainda que as técnicas mais usadas na harmonização facial são com produtos injetáveis como ácido hialurônico, botox e fios de PDO.
RISCOS
Como todo procedimento médico, a harmonização possui contraindicações. “Está contra indicado procedimentos estético injetáveis para pacientes gestantes, com doenças autoimunes, ou que passaram por algum procedimento que afete a imunidade, como Covid, pelo período dia 15 dias após a infecção”, disse Bruna.
Além disso, a técnica também tem riscos. “Existe sempre o risco de complicações simples como edema e hematomas e até mesmo casos mais graves como de obstrução vascular”.
Muitas pessoas escolhem fazer harmonização facial apenas por pressão estética, o que pode ter consequências psicológicas.
“Primeiro é a aceitação diante de um espelho. Muitos pacientes que fazem uma transformação facial onde é utilizado muito produto acaba tendo uma crise de identidade depois do procedimento. Para realizar um procedimento estético é necessário ter cautela, pois estamos lidando com a autoestima das pessoas”.
Os riscos podem ser minimizados ao escolher um profissional capacitado para o procedimento. Os profissionais que podem realizar harmonização facial são médicos, cirurgiões dentistas, biomédicos estetas e farmacêutico esteta.
ARREPENDIMENTO
Felizmente, a harmonização facial não é um procedimento definitivo, ou seja, caso o paciente desaprove o resultado é possível fazer a reversão.
“Temos a enzima que irá degradar o ácido hialurônico, chamada hialuronidase. Procedimento relativamente simples, através de injeção, com uma reversibilidade rápida de até 24 horas. Porém, tem suas ressalvas para ser usada, pois alguns pacientes podem apresentar alergia a essa enzima. Importante antes da aplicação sempre fazer um teste alérgico”, alertou Bruna.
e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!