Funeral da Rainha: Todos os detalhes da participação do publico
O funeral de em Londres começou nesta quarta-feira, 14 de setembro, e segue até segunda-feira, 19, no Palácio de Westminster onde sua majestade será levada à Abadia de Westminster para a celebração final e sepultamento.
Durante os cinco dias o público poderá passar diante do caixão da rainha, que permanecerá o tempo todo fechado, seguindo o protocolo real.
Antes do caixão chegar ao Palácio, uma procissão cerimonial o levou até o Palácio de Buckingham, a mais frequente residência de Elizabeth II. Foi criado também um local de triagem no Hyde Park.
Após receber todas as homenagens, na segunda-feira o caixão da rainha repousará na Capela de São Jorge (St. George’s Chapel) no Castelo de Windsor, em uma plataforma elevada, também conhecida como catafalco. Ele será envolto no Royal Standard que é o estandarte real do Reino Unido e terá o seu Orb (uma regalia dourada com uma cruz no topo para simbolizar o poder celestial sobre o mundo, montado com esmeraldas, rubis, safiras, diamantes, pérolas e uma ametista) e o seu Cetro (bastão de um metro de comprimento que representa o poder do monarca no mundo secular e contém um pedaço do maior diamante do mundo, o Cullinan I, também conhecido como a Primeira Estrela da África).
Especialistas em assuntos ligados a família real afirmam que a monarca.
O corpo de Elizabeth II ficará ao lado do marido, príncipe Philip, que morreu em de 2021. O caixão de Philip, que está em um Cofre Real, será transportado para o lado da rainha. Seus pais, Rei George VI e a Rainha Elizabeth, e sua irmã, a Princesa Margaret também repousam na mesma capela.
CORPO DA RAINHA É VIGIADO POR GUARDA REAL
Uma vigília de unidades da Sovereign’s Bodyguard (Guarda-Costas do corpo do Soberano), Household Division (unidade militar de elite do Reino Unido e da Commonwealth britânica) e Yeoman Warders of the Tower of London (guardiões cerimoniais da Torre de Londres) ajuda na guarda do caixão 24 horas por dia. Haverá quatro unidades em cada canto da plataforma em todos os momentos.
Aqueles que desejam participar devem enfrentar a fila por muitas horas e muitos virarão a noite esperando a sua vez. Uma multidão é esperada, estima-se um publico de 1 milhão de pessoas.
Todos aqueles que comparecerem ao funeral são obrigados a passar por uma segurança aos moldes da usada em aeroportos. Além disso, as restrições sobre o que pode ser levado são muitas. Apenas bolsas pequenas são permitidas.
QUEM MAIS ESTÁ ENTERRADO NA CAPELA DE SÃO JORGE
Rei George VI, Rainha Elizabeth – a Rainha Mãe e Princesa Margaret, a Condessa de Snowdon;
Príncipe Philip E Duque de Edimburgo.
Rei George V e Rainha Mary (os avós de Elizabeth II).
O rei George III, a rainha Charlotte e seus filhos, o rei William IV e sua esposa, a rainha Adelaide e a princesa Elizabeth de Clarence.
Henrique VIII, o rei que teve seis esposas e sua terceira esposa e rainha consorte, Jane Seymour, que morreu de febre puerperal em 24 de outubro de 1537, 12 dias após o nascimento do futuro Eduardo VI.
Carlos I, Rei Edward IV e Rainha Elizabeth Woodville; Rei Henrique VI, Rei Eduardo VII e Rainha Alexandra, Eduardo VII e a rainha Alexandra. Dois caixões contendo os restos de crianças não identificadas também estão enterrados no Altar, e há muitos rumores de que são os corpos de Eduardo V e Ricardo, Duque de York – os Príncipes da Torre que desapareceram em 1483 e nunca mais foram vistos.
Há outros membros da realeza enterrados na Capela de São Jorge, incluindo primos, sobrinhas e sobrinhos de monarcas da linha principal, mas esses são os soberanos, consortes e filhos.
Elizabeth II morreu na última quinta-feira, dia 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia e permaneceu lá até domingo,11.