Globo pode ter prejuízo com cobertura do carnaval; emissora não consegue patrocínio suficiente
A Globo pode entrar em prejuízo com a cobertura carnavalesca de 2023. O considerado retorno triunfal das escolas de samba com 100% de flexibilidade nas cidades brasileiras devido a crise sanitária global, pode não ser vantajoso para a líder de audiência.
Isso porque a uma semana do início da programação de carnaval na emissora, apenas a Brahma fechou parceria e integra sozinha a cota de patrocínio do Carnaval Globeleza deste ano.
O canal corre contra o tempo para conseguir mais anunciantes. Outras duas negociações estão em andamento, mas a rejeição do mercado é bem perceptível. Se a Globo ficar apenas com a marca de cerveja como cotista, vai ter prejuízo pela frente.
A cúpula da organização não culpa o departamento comercial pelo fracasso na aquisição de publicidade para a cobertura do Carnaval deste ano. As empresas estão com planos de investimentos para após o BBB, no fim de abril, quando outras novidades na TV podem ser anunciadas.
Um novo modelo de contrato é testado na cobertura no Sambódromo do Anhembi este ano. Na nova parceria, a Globo reduz o valor fixo pago às escolas de samba e deposita um líquido variado, que passa a ter dependência nas metas de publicidade alcançadas.
Mas o que de momento é teste pode representar uma virada de jogo. Se as vendas não forem boas, a Liga-SP, das escolas de samba, podem não renovar o vínculo com o canal em 2024.