Gravidez aos 55 anos: Médica comenta sobre probabilidade de gestação natural

Esta segunda-feira, 19 de setembro, , que pegou todos de surpresa. Após parabenizarem a artista, os internautas, no entanto, passaram a se questionar sobre a possibilidade de fertilização natural nesta idade. Pensando nisso, OFuxico conversou com a Dra. Carla Iaconelli, obstetra e especialista em reprodução humana.
Leia++:
De acordo com a médica, os casos de uma gravidez natural aos 55 anos são extremamente raras, devido à baixa produção de óvulos, além da piora de sua qualidade com o envelhecimento gradativo das mulheres. “São raros os relatos de gestação natural em relação às mulheres acima de 50 anos, mas podem, sim, acontecer”, afirmou.
Leia++:
Além disso, ela ainda destaca que, até mesmo nos casos em que as mulheres desta idade recorrem a métodos de reprodução assistida, a probabilidade de gestação também é pequena. “O que eu posso dizer é que a probabilidade de gravidez de uma mulher que se submete a tratamentos de fertilização in vitro, com óvulos próprios, acima dos 45 anos é menos de 1%. Assim, se aos 45 anos já é raro, aos 55 anos eu imagino que a chance de ter uma gestação natural seja ainda menor”, disse a médica.
Leia++:
Já sobre as possíveis técnicas de gestação que poderiam ser aplicadas em casos de mulheres mais velhas, Carla explica que, em sua maioria, a escolhida é a ovodoação, na qual a futura mãe, caso não tenha congelado os próprios óvulos previamente, recebe um óvulo doado e, assim, é realizado o procedimento de fertilização in vitro. “Uma mulher pode fazer a fertilização em qualquer idade, desde que tenha óvulos viáveis para tal, mas, geralmente, aos 55 anos, não há óvulos próprios para fertilização in vitro. Então, na grande maioria, é utilizado um óvulo doado por uma paciente com menos de 35 anos, respeitando as leis da ovo doação no Brasil”, declarou.
Leia++:
Além disso, a profissional ainda falou sobre a importância do acompanhamento médico durante a gravidez, que, para os médicos, já é considerada tardia após os 35 anos. “Nesta faixa etária, é importante observar se a gravidez é segura, avaliando a saúde da paciente. Então, é importante analisar o IMC (Índice de Massa Corporal), a saúde cardiológica e pulmonar, verificar se ela tem risco de trombose e realizar todos os exames de triagem para diferentes tipos de câncer”, alertou.
Leia++:
Por fim, a médica também explicou os possíveis riscos de uma gravidez após os 40 anos. “Os riscos de uma gestação nesta idade são relacionados às síndromes obstétricas, como diabete gestacional, trombose, descolamento de placenta, prematuridade, entre outras complicações que vão aumentando com a idade materna. Já em relação ao bebê, considerando uma gestação natural após os 40 anos, os riscos seriam as anomalias cromossômicas, alterações nos cromossomos, aumentando, também, os riscos de aborto e prematuridade”, concluiu.
ANÚNCIO
alegrou seus fãs, nesta segunda-feira, 19 de setembro, ao anunciar que está grávida do primeiro filho com o marido,. Nas redes sociais, Claudia e Jarbas compartilharam um vídeo em que aparecem sapateando e também trocando carinhos enquanto exibiam o teste de gravidez.
Claudia Raia já é mãe de Enzo Celulari e Sophia Raia, frutos do relacionamento com .
No Instagram, a atriz ainda escreveu um recado publicitário.
“Não é novidade nosso sonho de sermos pais! E não é que ele se realizou? Eu e @jarbashomemdemello estamos grávidos! E @clearblue fez parte deste momento lindo e emocionante, confirmando para nós com 99,9% de precisão que a família vai aumentar! E é o único teste mostra quantas semanas de gravidez!”, afirmou.
e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!