Instituto Brasil-Israel aponta post de Regina Duarte como prática nazista
A publicada por no último domingo, 13 de novembro, preocupou a muitos, inclusive o Instituto Brasil-Israel. A instituição judaica repudiou a atitude da atriz por meio das redes sociais.
Leia++:
“São preocupantes os pedidos de ‘marcação’ de estabelecimentos de eleitores do Partido dos Trabalhadores. Mais ainda quando partem de celebridades, com poder de influência em um grande número de pessoas”.
Na legenda, o instituto reforçou. “Vemos com muita preocupação o fenômeno de sugerir “marcar com estrelas vermelhas” estabelecimentos de eleitores do PT. A prática nos leva diretamente à Noite dos Cristais, na Alemanha nazista. A história deve ser lembrada para não ser repetida”, diz a postagem.
O gesto de Regina Duarte aponta semelhança entre o pedido de boicote a judeus durante o regime nazista contra os israelitas, na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial.
“Nazista!”, exclamou a atriz Alessandra Maestrini. “Regina é perversa, e não sabe perder uma eleição. Tá insuflando o povo a cometer crimes enquanto ela assiste tudo de camarote. Criminosa que chama, né?” questionou um usuário.
O advogado e conselheiro do Instituto Brasil-Israel, Ricardo Brajterman considerou “abjeta e repugnante” a atitude da atriz. “Esta senhora abandonou a poesia e a arte para se filiar a práticas nazistas da segregação, preconceito, perseguição e aniquilação de seres humanos”, disse ele ao F5.
“Estivesse ela na Alemanha dos anos 30, tem alguma dúvida de que lado estaria? Toda emulação do nazismo nos agride, a nós judeus, porque traz o nazismo e suas práticas para uma posição de normalização que nós temos a obrigação de combater”, acrescentou ele.
e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!