Linha Direta discute as fatalidades provocadas por fake news

Nesta quinta-feira, 22 de junho, o Linha Direta mergulha no submundo dos boatos e desinformação que se tornou sinônimo de perigo e morte em nosso tempo. O episódio intitulado “Fake News Mata” examina o custo humano terrível de duas das questões sociais mais urgentes do Brasil: as fake news e a vigilância violenta.
A história perturbadora de Fabiane Maria de Jesus, uma mãe de duas filhas de 33 anos e religiosa, dedicada da comunidade de Guarujá, São Paulo, é a narrativa central. Fabiane foi vítima fatal de uma série de coincidências sombrias e mal-entendidos, tornando-se um dos primeiros casos no Brasil de uma vítima mortal de fake news em 2014.
Uma onda de notícias falsas culminou em Fabiane ser erroneamente identificada como uma suposta sequestradora de crianças. A informação falsa foi compartilhada em uma página de rede social local e rapidamente se tornou viral. Apesar da realidade trágica de sua inocência, Fabiane foi brutalmente atacada, amarrada e arrastada pelas ruas de sua comunidade por uma multidão enfurecida.
A história de Fabiane é parte de uma tendência angustiante no Brasil. O caso inspirou na trama de “Travessia”e agora será contado na íntegra e com revelações assustadoras pelo programa de Pedro Bial.
De acordo com o sociólogo José de Souza Martins, o Brasil tem o recorde mundial de linchamentos.
O programa também destaca a história chocante de Geovane Gregório dos Santos, 26 anos, espancado até a morte em Maceió, Alagoas, acusado de assalto. Mesmo depois de desmaiado, três homens continuaram o ataque. Eles incendiaram um capacete e o colocaram na cabeça de Geovane. A polícia está em busca de Hewerton Petrilli dos Santos, um dos acusados, condenado à prisão por 10 anos em 2018, mas ainda foragido.
O programa Linha Direta, apresentado por , é exibido todas as quintas-feiras, após o Cine Holliúdy, na TV Globo. A versão em podcast do programa, Linha Direta Podcast, também está disponível no Globoplay e em outras plataformas de áudio com publicações semanais.
A equipe do programa é composta pela diretora artística Monica Almeida, o diretor geral Gian Carlo Bellotti, o diretor de gênero Mariano Boni, e os redatores Pedro Bial e Marcel Souto Maior, com produção de Anelise Franco.