Mar do Sertão: Conheça Juzé e Lukete, os repentistas da trama

Juzé e Lukete Mar do Sertao

“Mar do Sertão”, novela das 18h, da TV Globo, tem conquistado o País. Conforme o site OFuxico já publicou, recentemente, a trama chegou a bater a melhor audiência no horário desde 2019.

No elenco estão nomes veteranos da telinha como , , , Deborah Bloch, até novos talentos como Isadora Cruz, Bruno Dubeux, Sara Vidal, entre outros. E dentre os destaques de “Mar do Sertão” estão, sem dúvida, os artistas paraibanos Juzé e Lukete, que interpretam a dupla Totonho e Palmito. São eles as figuras certeiras que surgem no final de cada capítulo da novela com suas cantorias cheias de humor e diversão. Juzé é compositor, músico e produtor e Lukete é ator, poeta, músico e compositor. A reportagem de OFuxico conversou com os dois para saber um pouco mais sobre os talentosos profissionais.

Lukete e Juze Mar do SertaoLukete e Juze Mar do Sertao
Lukete e Juzé posados – Foto (Divulgação/Eduardo Brito)

Os artistas relembraram como foi o convite para estar na trama. Lukete explicou: “Tudo começou quando Quitéria Kelly, que está no elenco da trama no papel de Latifa, me chamou para estar no workshop da novela, isso antes dos inícios das gravações. Na ocasião, ela me convidou para abrir uma peça, que foi apresentada pelo talentoso grupo Carmim, do Rio Grande do Norte. Eu apresentei uma poesia AUTORAL nordestina. Aquilo ali, para mim, já foi um teste ao vivo. Daí conheci a diretora de elenco e tudo foi acontecendo, até que recebi o convite para fazer um personagem na novela como tipógrafo da Gazeta de Canta Pedra. Mas, isso ainda vai aparecer mais para frente na TV.”

Depois disso, segundo eles, Juzé e Lukete se encontraram com o amigo Thardelly Lima, que na novela vive o personagem Vespertino, em um restaurante em Botafogo, no Rio de Janeiro, e lá estava Allan Fiterman, diretor artístico de “Mar do Sertão”.

Juzé  relembrou: “A gente já conhecia Allan e ele começou a falar da novela e a gente comentou que Lukete estava no projeto e Allan falou da ideia de fazer no final, as cenas cantadas. Aí eu sugeri de a gente fazer os textos sozinhos, já que somos nordestinos. E foi marcado um teste. Aí nós criamos 12 esquetes, em um primeiro momento.”

Após muita ansiedade e empenho, Juzé e Lukete foram aprovados, após uma semana de testes e conversas.

Juze tocando violaoJuze tocando violao
Juzé tocando violão – Foto (Divulgação/Eduardo Brito)

LAÇO FORTE DE AMIZADE

Juzé e Lukete são de João Pessoa e se conhecem desde a adolescência. Sempre ligados ao mundo das artes, ambos têm amor pela história nordestina.

Juzé pontuou: “Somos amigos há muitos anos, mas na pandemia a gente firmou a parceria. A gente percebeu que temos as mesmas bases culturais. A gente se identifica muito porque lá na nossa cidade, a gente participou de movimentos culturais.” Lukete completou: “Os pais de Juzé eram amigos dos meus pais. Nossa história tem muita congruência.”

Juzé ainda revelou uma curiosidade: “Participo do movimento Muriçocas do Miramar, que é um bloco carnavalesco da cidade de João Pessoa, na Paraíba, que já está nas vésperas dos 40 anos de história. Tenho muito carinho e zelo. Eu trabalho no Muriçocas há 21 anos.”

Lukete posadoLukete posado
Lukete posado – Foto (Divulgação/Eduardo Brito)

CRIAÇÃO DAS MÚSICAS DE MAR DO SERTÃO

E como os rapazes compõem as músicas para a novela? “Vamos com uma base de texto e improvisamos também. Recebemos os resumos e aí montamos o que cantaremos”, disse Juzé.

MENINO, MENINO, MENINO, MENINO

Um dos hits de Totonho e Palmito que têm divertido o público é a música “Menino, menino, menino, menino”. A brincadeira partiu de Juzé.

“Esse ‘menino’ está em algum lugar (risos). O nordestino tem muito disso: ‘Ô, menino, pegue isso..Ô menino’…Eu usava essa brincadeira sonora nos meus shows..daí parei. Há anos, eu não a utilizava. Até que fiz um show em uma casa de shows no Flamengo, Rio de Janeiro, com uma plateia cheia de artistas e depois de uma música eu cantei ‘O menino’. Aí todo mundo se divertiu e a gente usou com a história de Tertulinho (Renato Góes) e Zé Paulino (Sérgio Guizé)”, disse Juzé.

Mas eles não pararam por aí, Maruan (Pedro Lamin) e Labibe (Theresa Fonseca), além de Cira (Suzy Lopes) também já têm singles, que viraram chiclete nos ouvidos dos telespectadores.

“A música de Cira tem uma swingueira baiana”, afirmou Juzé. “Mas temos xote, baião..estamos ampliando”, continuou Lukete.

CLIMA NOS BASTIDORES

Por trás das câmeras, o clima tem sido de união entre elenco, direção e produção. Lukete revelou: “A gente troca muita ideia. A gente sente o privilégio de estar junto de tantos talentos. A energia é muito boa. José de Abreu é uma das pessoas mais entusiasmadas do elenco. É muito legal.”

Juzé ainda contou sobre o carinho e admiração pela protagonista de “Mar do Sertão”, Isadora Cruz.

“Isadora é um acontecimento. Ela está imprimindo a mulher nordestina ali. É uma personagem determinada! Quando a gente se encontrou com ela no set, ela fez uma festa! A gente se conhecia, mas não tínhamos amizade, mas ela conhecia minha irmã, lá na minha cidade. Enfim, todos nos receberam com muito carinho e temos grandes amigos como Thardelly Lima, que é uma figura ovacionada na Paraíba, Suzy Lopes, que já foi diretora de Lukete em três peças e a talentosa Quitéria Kelly.”

e receba alertas das principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias