Marisa Monte agradece homenagem de título de Doutora Honoris Causa da USP
Marco histórico! Na última terça-feira, dia 12, a cantora e compositora Marisa Monte, de 56 anos de idade, foi garantida a receber o título de doutora honoris causa da Universidade de São Paulo (USP). O reconhecimento a marcará como a terceira mulher a receber a honraria em toda a história da instituição.
Para terem noção, mesmo sendo apenas a terceira mulher, no total, foram concedidos 123 títulos de doutor(a) honoris causa. Antes de Marisa, também foram nomeadas: a zoóloga alemã radicada no Brasil Eveline Du Bois Reymond Marcus e a farmacêutica Maria da Penha Maia Fernandes, que deu nome à lei que combate a violência contra a mulher.
Através de sua conta no aplicativo X (antigo Twitter), a compositora agradeceu e afirmou ser uma honra poder trabalhar com a instituição.
É uma honra colaborar com a maior instituição de pesquisa e educação do Brasil. Transformar a realidade do nosso país através da inclusão pelo saber é um grande desafio que eleva minha existência a uma nova dimensão. Muito obrigada a todos que depositaram em mim esse voto de confiança. Viva a Educação! Viva Ciência! Viva a Arte e a Cultura!, concluiu Marisa, cantora que homenageou Rita Lee ao lado de Roberto de Carvalho, marido da saudosa artista que faleceu em 2023.
A proposta de conceder o título a artista da MPB foi das professoras da universidade, também diretora da Faculdade de Educação da USP. Tendo também grande apoio da diretora da Faculdade de Medicina da USP e de uma cardiologista e professora titular da mesma instituição.