Mauro Sousa fala sobre nova peça teatral Tina – Respeito: – Muito importante

Mauro Sousa nasceu em uma família conhecida por todos por ser filho de Maurício de Souza, criador da tão queria Turma da Mônica. Ele seguiu os passos do pai e hoje trabalha na empresa familiar, que sempre traz novidades para o público. Agora, prestes a estrear a nova peça teatral Tina – Respeito, que chega ao Teatro das Artes, em São Paulo, no dia 4 de outubro, ele aborda a importância da personagem, já que é um dos diretores do espetáculo que traz temas relevantes na sociedade dentro dos famosos personagens da  turminha. 

Em entrevista ao Fofocas e Famosos, Mauro aponta que é um desafio implementar assuntos delicados dentro das histórias em quadrinhos, ainda mais agora, no teatro. Isso porque a peça vai abordar questões de desigualdade de gênero e assédio, e ele explica a importância de trazer esses temas para o público:

– É um grande desafio, mas é principalmente essa atualização que a gente faz dos nossos projetos, dos nossos personagens. Eu associo muito o nosso sucesso de 60 anos de personagens e de universo Maurício de Sousa principalmente a isso, a essa nossa preocupação com as temáticas que a gente escolhe, com os personagens que a gente escolhe, para que todos eles estejam sempre falando o que as crianças, os adolescentes e os adultos estão falando em casa, estão falando na rua, estão falando na escola… Nós temos que estar antenados, nós temos que estar acompanhando o movimento que o mundo está fazendo hoje. Então a gente sabe que é muito importante abordar essas temáticas, que são as temáticas que estão acontecendo e que são muito importantes de serem abordadas. A gente está fazendo o que a gente sabe que a gente tem que fazer, como marca, como uma empresa mesmo, que tem os personagens que são um legado para todo o Brasil.

Segundo Sousa, A Maurício de Sousa Produções sempre teve a diversidade e a inclusão dentro de suas histórias, mas ressalta que esse assunto só teve mais repercussão na sociedade agora e isso resultou até em um comitê de diversidade dentro da empresa:

– A Maurício Produções sempre teve a diversidade e a inclusão dentro da sua existência. Há 60 anos, o Maurício sempre se preocupou com isso, com personagens diferentes, com idades diferentes, etnias diferentes, características diferentes… Só que é muito recente que o assunto diversidade e inclusão começou a ser muito mais debatido na sociedade como um todo. Tanto que uma das consequências disso, uma conquista que a gente teve como consequência disso na Maurício Produções foi a criação de um comitê de diversidade e inclusão. Hoje nós temos um, que é um dos grandes pilares da nossa estrutura e que me deixa muito feliz, porque eu entendo que, não só como pessoa física, mas também fazendo parte ali como funcionário da empresa, esses valores de diversidade e inclusão estão muito conectados. Assim como são importantes para mim, são importantes para a empresa também. 

Para ele, esse tema se refletir nos personagens o deixa muito feliz e com uma sensação de conquista:

– Ver que isso está repercutindo nos nossos projetos através de personagens, através das temáticas que a gente escolhe, e a Tina [que será interpretada por Isabelle Drummond] não é diferente, o projeto da Tina não é diferente, só me deixa muito mais feliz e muito mais satisfeito, pessoalmente e profissionalmente. Então, isso que a gente está vendo aqui, com as temáticas que estamos trazendo, de diversidade e inclusão, de igualdade de gênero, com personagens diversos, isso é uma conquista para todos nós, para mim como pessoa, para a empresa e para todos os espectadores.

Mauro também fala sobre como é emocionante ver o carinho dos brasileiros pela turminha e que ela continua viva nos corações das pessoas: 

– É sempre muito emocionante perceber que todo mundo tem um carinho muito grande pelo universo Maurício de Sousa. Tanto que, nas nossas peças, quaisquer que sejam elas, a gente encontra públicos de todas as idades, de zero a cem [anos de idade], e sempre que alguém vêm abordar algum assunto comigo, é sempre com muito carinho. Vêm com muita emoção, me chamando de Nimbus [personagem inspirado nele], falando que conhecem toda a minha família e a história do meu pai. Cada um tem uma história muito especial, uma memória afetiva com esse universo, e quando chega para mim, eu percebo que é muito verdadeiro, que vem realmente do coração. Então, isso é muito especial, perceber que faço parte disso também, que sou filho de quem realmente criou tudo isso, e o meu trabalho, que faço com muito amor, é apenas prolongar isso o máximo que eu puder.

Por fim, o filho de Maurício de Sousa conta quais foram os desafios para produzir essa peça:

– A grande dificuldade foi adaptar para o palco um projeto que foi feito em desenho. Essa peça é baseada em uma graphic novel, mas traduzir aquilo que é um desenho para o palco, para o ao vivo, é bem complexo. No desenho, você tem ali minúcias, detalhes, consegue colocar balões e aproximar algumas imagens. No palco, não. No palco, você precisa criar tudo muito maior, entendendo que existem setecentas pessoas ali. É necessário que a última pessoa sentada na plateia consiga enxergar as minúcias que queremos colocar nos personagens. Esse foi um grande desafio, além do fato de falarmos, pela primeira vez na história da Maurício Produções, de ter uma peça falando para um público de 14 anos ou mais. Isso também foi um grande desafio.

Tina – Respeito fica em cartaz até o dia 3 de novembro. Já está ansioso para assistir? 

Carregar Mais Notícias