Ministro do STF inocenta Jean Wyllys de pagar deputada bolsonarista após processo

Jean Wyllys

Jean Wyllys
Jean Wyllys
Jean Wyllys recebeu notícia positiva sobre processo que sofria por deputada bolsonarista (Imagem: Reprodução/Instagram)

O ex-deputado e ex-BBB Jean Wyllys ">Bia Kicis">Jean Wyllys conseguiu se livrar de ter que pagar R$40 mil de indenização para a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) após um post ofensivo publicado nas redes sociais em 2016.

A decisão veio do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, nesta semsna, que derrubou a decisão judicial que condenou o famoso, segundo informações do UOL.

No argumento, ele afirma que a condenação de um parlamentar por danos morais por causa de opiniões proferidas dentro do exercício do mandato configura uma violação de prerrogativas estabelecidas na constituição.

Jean Wyllys destacou que a decisão imposta pelo Tribunal de Justiça do Distrito Federal veio após o parlamentar publicar uma foto da então procuradora do DF, Bia Kicis, e do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha com o comentário: “Levanta a mão quem quer receber uma fatia dos R$ 5 milhões”.

Ao analisar o caso, o TJ-DF considerou que Jean extrapolou os limites da liberdade de expressão, uma vez que a fotografia foi alterada.

“Tendo vista que, no caso dos autos, as opiniões proferidas pelo recorrente [Wyllys] se deram dentro de exercício do mandato e estão relacionadas com seu exercício, condená-lo à indenização consiste em violação de suas prerrogativas parlamentares, estabelecidas pela Constituição”, disse Gilmar Mendes.

“Verifica-se que a foto publicada em rede social […] possui natureza estritamente política, o que demonstra o nexo de causalidade entre a suposta ofensa e a atividade parlamentar, a atrair a incidência da imunidade”, acrescentou o ministro.

Ele ainda destacou que “a presença da recorrida, despida, à época, da condição de agente político, em foto multitudinária que se tornou icônica de um movimento político, não pode constituir impedimento para a utilização de tal imagem por seus opositores, ainda que acompanhada de comentários desairosos”.

Carregar Mais Notícias