Morte encomendada? Entenda a teoria da conspiração sobre o acidente que tirou a vida de Aaliyah

Quem era criança ou adolescente nos anos 90 e 2000 se lembra bem do fenômeno Aaliyah. A princesa do R&B tinha vários hits emplacados nas rádios, além milhões de cópias de seus discos vendidos mundialmente. 

O talento dela não parava por aí. Aaliyah também se tornou atriz, atuando no filme Romeu tem que Morrer, do qual, lhe rendeu ainda mais reconhecimento. A fama da artista foi tanta, que muitos afirmam até os dias atuais que ela foi uma das primeiras it-girls do mundo pop, por conta não só da música e da atuação, mas também por conta de seu estilo único, que unia roupas baggy e óculos de sol. 

Mas infelizmente a fama meteórica foi interrompida cedo demais. Aos 22 anos de idade, a estrela morreu em um acidente aéreo nas Bahamas, em 25 de agosto de 2001. A causa da tragédia foi apontada como excesso de peso na aeronave que, além de transportar mais gente que o permitido, também carregava os equipamentos de filmagem e de som utilizado na gravação de um videoclipe.

No entanto, após toda a repercussão que houve em torno da acusação de abuso sexual de Jay-Z, os mistérios e teorias da conspiração em torno desse acidente voltaram com tudo. 

Mas afinal, o que aconteceu? Calma, que o Fofocas e Famosos te explica!

O acidente. O que de fato aconteceu? Por que o avião caiu?

Em 2001, Aaliyah estava no auge de sua carreira com um contrato de distribuição com a Virgin Records e o lançamento do single Rock the Boat. Ela estava voltando da gravação de videoclipe quando o avião, sobrecarregado com equipamentos e passageiros, caiu logo após a decolagem, matando todos a bordo. Segundo as investigações da época, o piloto, Luis Morales, havia consumido álcool e drogas antes do voo e não tinha licença para operar o modelo do avião. Apesar de ter alertado sobre o excesso de peso, ele seguiu com a decolagem, o que resultou na tragédia.

De acordo com o The New York, o piloto Lewis Key, afirmou que presenciou uma discussão, onde Luis, informava que havia muito peso para um voo seguro de Bahamas para o aeroporto de Miami. 

Outra testemunha; outro relato misterioso

Um dos maiores mistérios em torno dessa teoria é o de Kingsley Russell, enteado do taxista que levou a artista até o aeroporto. Em entrevista ao livro Baby Girl: Better Known as Aaliyah, fez a revelação surpreendente de que Aaliyah foi drogada antes do voo, porque não queria embarcar. Ele afirmou que um membro da equipe da artista deu uma pílula a ela, que a fez praticamente desmaiar de sono.

Eles a tiraram da van; ela nem sabia que estava entrando em um avião. Ela entrou no avião dormindo.

Avião de Lenny Kravitz a disposição, que não foi usado por Aaliyah

Outro ponto que faz a cabeça dos fãs ferverem e aumentarem ainda mais as teorias sobre o caso é o fato de que Lenny Kravitz havia posto a disposição seu avião particular para Aaliyah voar das Bahamas até Miami. No entanto, ela e o staff acabaram viajando com o avião fretado, enquanto o diretor do clipe, Hype Williams, e a equipe de dançarinos foram na aeronave de Kravitz. 

Essa afirmação, veio direto do rapper Damon Dash, namorado da cantora na época em entrevista ao Entertainment Tonight. 

Ela entrou no avião e sempre teve um medo muito sério de aviões em geral, então ela teve que superar o medo de entrar naquele avião no caminho para lá. Lenny Kravitz tinha oferecido a ela um jato e foi o Hype que pegou o jato. Então, isso é o que realmente me irritou sobre a situação quando soube disso.

As teorias criadas pelos fãs e por que Jay-Z é tão citado?

Vale ressaltar antes de tudo que nada disso é comprovado, são apenas pontos repercutidos até os dias de hoje por fãs da cantora. Mas, é impossível não falar da morte de Aaliyah sem citar que uma das teorias mais comentadas envolve Jay-Z, que teria tido uma relação com Aaliyah na década de 1990, e uma suposta motivação para sua morte. Especula-se que ele teria ficado obcecado por ela, não aceitando a rejeição da cantora, que se relacionava Damon Dash, um dos melhores amigos de Jay-Z com quem ele tinha a gravadora Roc-A-Fella Records.

Dash, chegou a dar uma declaração ao The New York sobre as investidas do amigo:

Ele tentou muito [ficar com Aaliyah]. Eu não sabia que Jay estava tentando ficar com ela, mas depois aconteceu assim. Ele estava tentando, eu estava tentando. Todo mundo estava tentando – ele estava se esforçando. 

Outra versão, sugere que Jay-Z teria visto Aaliyah como uma concorrente para sua então namorada, Beyoncé Knowles, que estava no auge com o grupo Destiny’s Child. E há quem diga também que Beyoncé poderia ter sido a mandante da queda do avião, por puro ciúmes de Aaliyah. Que loucura! 

Carregar Mais Notícias