Pantanal: Na versão original, Filó não foi ao enterro de José Leôncio

filó pantanal 1990

Em 1990, Filó (Jussara Freire) foi a única personagem da trama a não ir ao enterro de José Leôncio (Cláudio Marzo). De casa, o público acompanhou o cortejo fúnebre que levou o corpo do fazendeiro do Pantanal para Campo Grande. Na chalana, junto ao caixão, estavam os filhos Joventino (Marcos Winter), Tadeu (Marcos Palmeira) e José Lucas (Paulo Gorgulho), que homenagearam o pai com uma salva de tiros. Atrás, outros pequenos barcos levavam Juma (Cristiana Oliveira), Irma (Elaine Cristina), Muda (Andréa Richa) , Zefa (Giovanna Gold), Tibério (Sérgio Reis) e moradores da região, todos eles enlutados com a partida do fazendeiro.

Leia++:

Reprodução/SBT

A dor de Filó foi expressa brilhantemente pelo olhar da atriz. Do momento em que a câmera foca o rosto da personagem e depois vai se distanciando, mostrando que ela é a única que não se junta ao demais no último adeus.

Reprodução/SBT

Na época, o autor Benedito Ruy Barbosa deixou essa incógnita: por que Filó não foi ao enterro de José Leôncio? Seria o medo de avião que ela sempre teve e nunca a tirou do Pantanal? Seria para tentar preservar ainda mais o sofrimento que estava sentindo? Ou Filó preferiu ficar na fazenda pois alguém precisava tomar conta dos filhos de Juma e Irma?

Se Bruno Luperi for fiel a cena escrita pelo avô 32 anos atrás, a personagem de ficará na fazenda e tentará reproduzir o que foi feito por Jussara Freire. O que a emissora já adiantou é que a única mudança será a retirada da salva de tiros, do resto, o final seguirá igual ao exibido em 1990.

 e receba alertas sobre as principais notícias sobre famosos, novelas, séries, entretenimento e mais!

Carregar Mais Notícias