Príncipe George terá de devolver presente que ganhou
Nesta semana, o duque e a duquesa de Cambridge compartilharam no Instagram oficial novas fotos com os filhos, durante a visita do ambientalista Sir David Attenborough, que está promovendo seu novo documentário chamado David Attenborough: A Life On Our Planet.
Durante o encontro, que aconteceu ao ar livre, com todas as medidas de segurança contra a Covid-19, nos jardins do Palácio de Kensington, Sir David, cuja paixão e missão é proteger o mundo natural, presenteou o Príncipe George com um fóssil: um dente de tubarão gigante pré-histórico, cujo nome científico é carcharocles megalodon.
Sir David encontrou o dente quando esteve de férias com sua família na ilha de Malta no final dos anos 1960. A peça arqueológica estava incrustada no calcário amarelo macio da ilha que foi depositado durante o período Mioceno há cerca de 23 milhões de anos.
Segundo informação do Palácio, acredita-se que o Carcharocles tenha chegado a 15 metros de comprimento, o que é cerca de duas vezes o comprimento do tubarão branco, o maior tubarão vivo.
Embora George tenha ficado emocionado com o presente, é possível que ela tenha de devolver a peça, isso porque as autoridades de Malta reclamam que o objeto nunca deveria ter saído da ilha e deve ser devolvido ao Museu de Malta.
José Herrera, ministro da Cultura de Malta, pediu a devolução do fóssil para exposição em um dos museus de história natural da ilha, segundo informou o jornal local Times of Malta.
"Muitas coisas que são importantes para o patrimônio natural de Malta acabaram no estrangeiro e merecem ser restauradas. Prestamos atenção adequada aos artefatos históricos e artísticos, mas com a nossa história natural nem sempre é a mesma [...] O dente deveria estar no museu em Malta. Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para o trazê-lo de volta".
Porém, após as suas declarações, o Ministro da Cultura voltou a esclarecer o fato de que talvez nenhuma medida será tomada, já que quando Attenborough encontrou o fóssil, a lei que proíbe extrair da ilha esse tipo de peças, ainda não estava em vigor.
Decepção com a volta às aulas
Os filhos mais velhos dos Duques de Cambridge voltaram para a sala de aula após meses de ensino doméstico, e não gostaram de saber como ia ser a nova experiência no colégio.
Embora George e Charlotte tenham ficado 'encantados' em conhecer seus novos colegas de classe na exclusiva Thomas’s Battersea School, há uma coisa que eles acharam decepcionante, de acordo com o diário inglês: uma série de medidas de segurança, além do cancelamento de algumas aulas favoritas da dupla: natação.
Segundo as diretrizes do governo local, a escola particular de Londres introduziu uma série de medidas de segurança pelo Covid para manter os alunos e professores seguros e reduzir a possibilidade de propagação do vírus. Isso significa que algumas de suas aulas normais foram canceladas, incluindo natação.
A especialista em assuntos da realeza, Katie Nicholl, disse à revista Vanity Fair: "Embora o Palácio de Kensington não publicou nenhuma foto do primeiro dia de retorno dos meninos, é dito que George, que entrou no terceiro ano e Charlotte, que está no primeiro ano, estão muito felizes por estarem de volta à escola com seus amigos, embora algumas atividades, como natação, tenham sido suspensas.", comentou, acrescentando que os dois 'adoram nadar'.
Cancelar a natação é uma das mudanças que a escola fez para manter as crianças seguras, mas a família Cambridge foi isenta de uma das outras novas regras.
Katie explica: "De acordo com um dos pais, a escola instalou várias medidas de prevenção da Covid e agora os pais têm que deixar seus filhos nos portões da escola, já não podem entrar... porém os Cambridge ainda podem entrar com seus filhos dentro do terreno da escola."