Príncipe Harry vai a Londres para recuperar sua segurança policial no Reino Unido

Nesta terça-feira (08), o Príncipe Harry, Duque de Sussex, desembarcou em Londres para participar de uma audiência no Royal Courts of Justice para tentar revogar a decisão que o privou de proteção policial em suas visitas ao Reino Unido, ação legal movidas pelo filho mais novo do rei Charles III. A presença do príncipe na capital britânica ocorre em meio a um obstáculo jurídico que se arrasta desde sua saída da realeza em 2020.
O príncipe, filho mais novo do rei Charles, está tentando invalidar uma decisão do Ministério do Interior, responsável pelo policiamento, que determinou, no início de 2020, que ele não receberia mais o mesmo nível de proteção policial de outros membros da família enquanto estivesse no país.
Embed from Getty Imageswindow.gie=window.gie||function(c){(gie.q=gie.q||[]).push(c)};gie(function(){gie.widgets.load({id:’NvppFUD1SRBG9JHecqvFRQ’,sig:’B54-U9gsrMi3YIqWvSLS1h7ClqGhohuwrJt-6Gj7Npw=’,w:’594px’,h:’396px’,items:’2208582962′,caption: true ,tld:’com’,is360: false })});
Príncipe Harry no Royal Courts of Justice (Foto: reprodução/HENRY NICHOLLS/Getty Images Embed)
Desligamento de Harry da realeza
A decisão se dá por Harry e sua esposa Meghan terem se mudado para os Estados Unidos após se desligarem da família real em 2020, consequentemente, perderam a proteção policial de rotina às custas do contribuinte britânico.
Segundo a imprensa britânica, o motivo teria sido as revelações feitas pelo príncipe em sua biografia, que foram vistas de forma extremamente negativa pela família real.
Embed from Getty Imageswindow.gie=window.gie||function(c){(gie.q=gie.q||[]).push(c)};gie(function(){gie.widgets.load({id:’cpYQ0QhISqdEMzn1NU5Xpw’,sig:’05FRO42-W9DQvUY8kRYBbiOj55pp0IrKURHmvCFAt4I=’,w:’594px’,h:’396px’,items:’1491466077′,caption: true ,tld:’com’,is360: false })});
Autobiografia do Duque Harry (Foto: reprodução/Stefano Guidi/Getty Images Embed)
No ano passado, o Tribunal Superior de Londres decidiu que a medida era legal, rejeitando o caso de Harry e recusando permissão para contestar essa decisão em um tribunal superior.
Harry chegou para a audiência que terá duração de dois dias, parte da qual será realizada em particular devido à discussão de seus problemas de segurança.
O Tribunal Superior de Londres apoiou o Ministério do Interior em fevereiro de 2024, concluindo que a decisão não constituiu “injustiça” e que a estratégia policial era “legalmente sólida”.
O príncipe pode visitar a família real
Enquanto o príncipe procura uma resolução judicial para a questão de sua segurança, a viagem abre questionamentos sobre possíveis encontros com outros membros da família real durante sua estadia em Londres. Atualmente o Rei Charles, seu pai, III está em visita de estado à Itália.
Foto Destaque: príncipe Harry chega em Londres (Reprodução/Carl Court/Getty Images Embed)