Realeza volta atrás e príncipe Harry poderá usar uniforme militar no funeral da rainha
Depois de ser impedido de usar o uniforme militar nas cerimônias em homenagem a rainha, o príncipe Harry recebeu a boa notícia de que poderá aparecer devidamente fardado em um dos momentos da celebração de sua avó. Ao lado de seu irmão William, do príncipe Andrew e dos outros aos seis netos da rainha em uma vigília especial de 15 minutos que será realizada no sábado, 17 de setembro no Westminster Hall Os oito netos ficarão em silêncio ao lado do caixão de Sua Majestade, na cerimônia Vigil of the Princes ( Vigília dos Príncipes).
Essa vigília foi realizada em duas ocasiões, quando os membros varões da família real britânica montaram guarda durante o velório de um de seus familiares nos funerais de Estado britânico.
Serão realizadas duas vigílias. A primeira reunirá Charles, Anne, Andrew e Edward e está marcada para a noite de sexta-feira, dia 16. No dia seguinte a mesma cena será repetida pelos netos.
Os outros netos da rainha são Beatrice e Eugenie, Zara e Peter Philips e Lady Louise e James e o visconde Severn. Ainda não foi divulgado qual uniforme Harry usará, já que ele não ocupa mais um cargo nas forças armadas. Especula-se que ele use o uniforme militar completo de um vice-almirante da Marinha, o único posto militar que ele ainda possui.
Leia +
Os oito netos ficarão em silêncio ao lado do caixão de Sua Majestade, em uma cena que espelhará a Vigília dos Príncipes (foto). A vigília especial viu o rei Charles, a princesa Anne, o príncipe Andrew e o príncipe Edward montando guarda na Catedral de St Giles, em Edimburgo, no início desta semana.
Felizmente a justiça será feita. O príncipe Harry serviu no exército britânico por uma década, incluindo duas viagens ao Afeganistão, e sempre usou um traje de luto com medalhas militares para eventos públicos. O impedimento se deu após ele renunciar aos seus títulos de realeza e decidir viver na Califórnia com sua mulher, Meghan Markle e os filhos Archie, de 3 anos, e Lilibet, de 1.
Bem diferente do caso do filho caçula da princesa Diana, o príncipe Andrew perdeu seus títulos reais após acusação de ter abusado sexualmente da jovem Virginia Giuffre quando ela tinha 17 anos, em 2001 .
Segundo informações do Daily Mail, Harry e Andrew receberão uma dispensa especial para usar seus uniformes. O primogênito de Diana participará da vigília no sábado e Andrew fará o mesmo na sexta-feira.
A decisão inicial permitia que Andrew usasse um uniforme militar e mantinha a proibição do duque de Sussex. O caso rendeu muitas críticas tanto nos bastidores da realeza, quanto da imprensa e público em geral.
Nesta quinta-feira, dia 15, uma fonte real disse ao The Mirror: “O bom senso prevaleceu. Foi uma situação ridícula, já que o duque de Sussex serviu seu país e é um membro altamente respeitado das Forças Armadas com tudo o que fez pelos veteranos”.
Leia + Durante os funerais,