Rei Charles III faz seu primeiro pronunciamento e renova promessas de sua mãe, Rainha Elizabeth II
Nesta sexta-feira, dia 9, o Rei Charles III fez o seu primeiro pronunciamento após a morte da sua mãe, a Rainha Elizabeth II, que morreu aos 96 anos de idade na última quinta-feira, dia 8, no Castelo de Balmoral, na Escócia.
Em dez minutos de pronunciamento, o Rei renovou as promessas de sua mãe, nomeou Kate Middleton como a primeira princesa de Gales desde Diana e surpreendeu ao falar do príncipe Harry e Meghan Markle. Vale pontuar que os dois deixaram de fazer parte oficial da família real, e mesmo assim foram lembrados pelo novo rei.
Visivelmente abalado após a triste perda, ele falou sobre a rainha:
– Minha mãe era uma inspiração. Eu renovo sua promessa de serviço pelo resto da vida (…) E também me comprometo a manter os princípios constitucionais no centro de nossa nação. Além da perda pessoal, nós também compartilhamos com vocês no Reino Unido e em todos os países onde ela era rainha um sentimento profundo de gratidão em que minha mãe serviu aos povos de tantas nações.
No pronunciamento, Charles também falou sobre o apoio amoroso da sua esposa Camilla Parker, que recebeu o título de rainha consorte, e a lealdade da mesma.
Sobre Kate, o Rei confirmou que ela receberá sim o título que era de Diana. Vale pontuar que com o título, William, que era Duque de Cambridge, se torna príncipe de Gales.
– Ela recebe, assim, o título que pertenceu à princesa Diana.
Emocionado, e como já falamos surpreendendo a todos, o Rei Charles expressou todo o seu amor ao filho mais novo, Harry, e a sua nora Meghan Markle:
– Quero expressar meu amor a Harry e Meghan, que continuam a construir suas vidas ao outro lado do oceano.
No final do pronunciamento, ele agradeceu:
– Para minha querida mama, quando começa a sua última jornada, vou simplesmente dizer obrigado pelo seu amor e devoção à nossa família e à família de nações que você serviu com tanta diligência.
Momentos antes do pronunciamento, o Rei e a sua esposa foram aplaudidos pela multidão assim que chegaram ao Palácio de Buckingham em um Rolls-Royce. Em um momento com os simpatizantes que estavam no local, ele apertou a mão de algumas pessoas.
Com a morte da Rainha Elizabeth II, confira a linha sucessória ao trono britânico!