Salma Hayek pede justiça para mexicano morto pela polícia
Salma Hayek, a estrela do filme Frida, tem usado a sua voz e suas plataformas para causas sociais, como o apoio às manifestações nos Estados Unidos e pelo mundo contra o racismo e a violência policial. Mas olhando também para outras regiões, a atriz usou o seu perfil no Instagram para protestar contra um incidente no México.
Usando uma máscara na foto, com os dizeres "Justiça para Giovanni", Salma mostrou o caso de Giovanni Lopez, de 30 anos, que teria sido espancado até a morte pela polícia porque não estava usando uma máscara de proteção no rosto em meio à pandemia do novo coronavírus.
"Justiça por Giovanni Lopez, que foi detido no México por 10 policiais por supostamente não usar máscara", escreveu ela, na legenda da publicação.
A esposa do empresário bilionário François-Henri Pinault ainda disse que o rapaz "acabou sendo encontrado baleado na perna e espancado até a morte" e pediu o fim da "corrupção e brutalidade policial".
Segundo a Associated Press, o caso de Giovanni aconteceu no dia 4 de maio, perto de Guadalajara, quando ele foi preso por resistir à detenção. Ele teria morrido em questão de horas enquanto estava sob custódia da polícia; nenhuma prisão foi feita no caso até hoje.