Terra e Paixão: Graça se une a Petra em plano contra Dirceu

Depois da chegada de Dirceu (), Nova Primavera ficou muito mais sombria e tudo isto por conta dos segredos que duas personagens guardam da maioria dos habitantes: Petra (Debora Ozório) e Graça () foram vítimas de abuso por parte dele na infância. Em sua jornada de autoconhecimento, a herdeira dos La Selva conta com o forte apoio de Marta (Kika Kalache) e Luigi () e, em breve, a comerciante se une com ela para destruir o tio abusador de uma vez por todas.
Tudo começa em uma conversa. Ao abrir seu coração para a mãe do Danielzinho, ela mostra ser uma forte aliada e dá segurança para Graça fazer o mesmo. Ela revela que sempre percebeu algo estranho nos elogios, brincadeiras e ficava desconfortável ao lado do tio de Petra. Como Graça sofreu mais um caso de importunação sexual junto com o desejo mórbido do pedófilo, ela não o taxa assim, porém concorda em ficar de olho no safado para proteção de outras crianças.
A União
A dona da boutique ouve o relato de Petra e fica chocada com a história que ouve, principalmente dos sonhos recorrentes da ‘ex-miss tarja preta’. Petra conta:
“Eu sempre soube que eu tinha sido abusada, Graça. Só que eu não lembrava do momento em que aconteceu nem de quem era o abusador. Mas, agora com a terapia, algumas memórias têm voltado. E no último sonho, eu vi o rosto do tio Dirceu, sendo que esse sonho foi na noite antes da chegada dele. Sim, eu estou com medo de estar imaginando coisas. Mas hoje, falando com a minha psicóloga, ela deu a ideia de conversar com outras moças que conhecem meu tio e já conviveram com ele. Eu sondei um pouco com a minha mãe e ela disse que você se afastava sempre que ele se aproximava. O meu tio já tentou fazer alguma coisa com você, Graça?”.
Nisto, ela se sente segura e abre o coração para ela, dizendo que o diálogo com sua mãe possibilitou que ela se atentasse a certas brincadeiras e intimidades forçadas:
“Olha, Petra, além de ser muito esperta, eu tive sorte de a minha mãe sempre conversar muito comigo sobre tudo. Desde criança, ela me ensinava que eu não deveria deixar ninguém me tocar sem a minha permissão. Dizia que eu não podia dar muita conversa pra homens adultos. Eu lembro que o seu tio sempre queria brincar, mas era sempre uma brincadeira cheia de toques. E aquilo me incomodava muito. Eu sabia que era errado um homem adulto ficar tocando em mim, então eu sempre saía de perto dele… Hoje ele foi na butique, ficou me elogiando, me tocando… Deu pra ver que ele é bem sem-noção, mas daí a ser um pedófilo… Isso é algo que eu não posso afirmar.”
Petra conclui sua breve investigação e entende que Graça colaborou muito para esclarecer que, sim, suas memórias de Dirceu são reais, porém ainda tenta relutar, pedindo ajuda da sua nova aliada:
“Claro… Essa é uma acusação muito séria, eu sei que eu não posso falar nada sem ter certeza. Mas como tirar essa dúvida?”.
Com isto, Graça pensa que o melhor é ficar de olho nas ações do tio dela e sempre se atentando a qualquer tipo de movimentação suspeita e que indique um novo alvo. As informações são do .
Vale lembrar que a investigação toma forma depois que Petra consegue tomar força e denunciar Dirceu, quase morrendo afogada. Com a ajuda da polícia, ela consegue prender o vigarista em um plano mirabolante, gerando conflitos e o destino incerto: O que será da vida dele, após sua máscara ser arrancada?