Vinda de Nova York, Preta Gil se prepara para nova cirurgia no Brasil

Vinda de Nova York, Preta Gil se prepara para nova cirurgia no Brasil Lorena Bueri

A cantora e compositora Preta Gil (51) regressa ao Brasil essa semana direto de Nova York (EUA) onde, estava para realizar consultas médicas com especialistas em oncologia além de visitar amigos e familiares que residem na cidade, e será submetida a nova intervenção cirúrgica para a extração de recentes tumores no próximo domingo (15), no Complexo Hospitalar Sírio-Libanês (SP).

Explicações sobre o motivo da viagem

“A gente tem que buscar alternativas em países diferentes, com tipos de estudos diferentes, ensaios diferentes ainda não publicados ou publicados, drogas que ainda não chegaram ao Brasil”, foi com essa mensagem transmitida no dia 11 que Preta Gil informou aos fãs sobre a busca de alternativas médicas e hospitalares, a pedido dos profissionais que cuidam do seu caso, para que pudessem tratá-la, talvez com drogas ou terapias de ponta com mais efetividade na garantia da cura.

Em seguida, comunicou que sua passagem pela cidade norte-americana seria breve, tendo em vista que realizaria outro procedimento cirúrgico na capital paulista no próximo dia 11: “Essa cirurgia já está marcada já há algum tempo: é para retirada dos tumores”, declarou.

Artista enfrenta desafios

Segundo Preta: “A quimioterapia que eu fiz no Brasil não foi tão eficaz como eu esperava e os médicos também.”, portanto, encara com maturidade e perseverança a fase atual com perspectivas animadoras: “Espero que eu tenha boas notícias, que ela possa dar esperança de que eu possa me tratar aqui depois da cirurgia”.

Ao fim do depoimento emocionado, a celebridade pede orações aos seus milhares de seguidores e completa: “Se Deus quiser, farei o tratamento que for mais indicado para mim, no Brasil ou fora”, argumentou.


Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Preta Gil (@pretagil)

Cantora conversa a respeito de sua viagem a NY (Vídeo: reprodução/Instagram/@pretagil)


Notícia do tumor

Em fins do ano de 2023, após sentir fortes dores na região abdominal, Preta Gil se internou para exames mais complexos em São Paulo, onde recebeu o diagnóstico de neoplasia intestinal.

O tratamento consistiu em extração das células cancerosas associado à quimioterapia e radioterapia. Como complemento ao processo de recuperação, foi implantada a bolsa de ileostomia para excreção de materiais decorrentes do processo digestivo.

Na ocasião, a intérprete do sucesso “Sinais de fogo” recebeu cuidados intensivos e o apoio permanente de amigos e familiares, dentre os quais seu pai, o também cantor Gilberto Gil, em um dos contatos com sua herdeira, Preta divulgou um trecho de um bate-papo franco e emocionante com seu genitor no qual o patriarca pede à filha para que aceite a vontade do destino caso seja a hora de sua partida deste plano.

A recidiva

Em agosto deste ano, Preta Gil, em uma de suas tantas presenças para consultas e exames médicos, descobriu que a doença havia se manifestado em outros órgãos e, novamente, recorreu aos procedimentos para conter o crescimento dos nódulos.

Como complicações do processo, um quadro de pielonefrite a afetou provocando a substituição do cateter usado  para infusão das medicações intravenosas: “senti dor, voltei para o hospital e fiquei mais quatro dias, ao todo, foram oito dias de internação”, garantindo que a questão foi sanada e acrescentou para tranquilizar o público: “Estou me cuidando, estou tomando antibiótico”, ressaltando que ainda continua sob os efeitos colaterais dos remédios com episódios de cansaço excessivo e náuseas.

Preta Gil e história

Nascida Preta Maria Gadelha Gil Moreira no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, tornou-se conhecida no país como cantora e, em paralelo, desenvolve trabalhos e negócios como atriz, apresentadora e empresária.

Filha do músico baiano Gilberto Gil e da empreendedora Sandra Gadelha.

Seus irmãos são os musicistas Bem Gil e Nara Gil e da apresentadora Bela Gil. 

É mãe de Francisco, seu único filho, do casamento com o ator Otávio Miller.

Gravou 4 álbuns em estúdio, Prêt-à Porter (2003), Preta (2005), Sou Como Sou (2012) e Todas as Cores (2017), além de participações em novelas e programas de televisão.

Foto Destaque: Desde até a descoberta da doença, Preta Gil compartilha seu tratamento com o grande público (Reprodução/Instagram/@pretagil)

Carregar Mais Notícias