A vontade popular é clara! Uma pesquisa recente do Datafolha traz uma informação bem relevante para o debate político brasileiro: a maioria dos cidadãos está cansada do modelo de reeleição para presidente e governadores e quer mudanças.
Mas aqui fica interessante: entre aqueles que apoiam o fim da reeleição, há divergências significativas sobre como deveria funcionar o novo sistema. Cerca de 30% dos apoiadores preferem mandatos únicos de quatro anos — aquela clássica proposta de uma chance só e pronto.
Por outro lado, 21% defendem a ampliação para cinco anos sem possibilidade de recondução. Ou seja, o brasileiro quer mudança, mas não há consenso total sobre qual modelo seria o ideal.
Essa discussão toca em pontos sensíveis da democracia brasileira: a concentração de poder, o desgaste de governantes após longas permanências no cargo, e a renovação política que a população anseia. O fato é que a pesquisa mostra uma população engajada e opinativa sobre o futuro das instituições do país.
Com eleições sempre esquentando o clima político, essas discussões sobre reformas institucionais ganham ainda mais relevância para definir os rumos da democracia brasileira nos próximos anos.