ICE publica ameaças intimidadoras contra imigrantes no dia das eleições
O Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, conhecido como ICE, fez uma jogada bastante controversa nesta terça-feira (3), dia de eleições de meio de mandato americanas. A agência publicou mensagens que essencialmente ameaçavam rastrear imigrantes, num tom que levou muito pouco em conta a sensibilidade do momento.
Para dar peso à mensagem, agentes do Homeland Security Investigations (HSI), a divisão interna de investigações criminais do ICE, fizeram questão de prender um eleitor acusado de votar de forma ilegal justamente naquele dia. A ação foi altamente coordenada com a divulgação das ameaças, criando uma atmosfera de intimidação bastante densa.
A movimentação gerou reações imediatas de organizações de direitos humanos e defensores de imigrantes, que apontam a tática como coercitiva e desproporcional. No contexto eleitoral, onde já existe tensão significativa em torno de questões migratórias, o timing da ação do ICE aumentou ainda mais o clima de medo entre comunidades imigrantes nos EUA.