Ó que legal, fofocadas! A Lei nº 15.474 foi publicada oficialmente no Diário Oficial da União (DOU) na sexta-feira (24/7), e isso significa que as mulheres brasileiras agora têm um novo aliado para se proteger. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou parcialmente o texto que foi aprovado pelo Senado em junho.
Basicamente, o que acontecia antes era bem restritivo: o spray de pimenta era praticamente monopólio das forças de segurança. Mas agora, abre-se essa possibilidade para as mulheres, que finalmente ganham mais uma ferramenta de autodefesa para enfrentar situações perigosas nas ruas.
A lei não é perfeita, claro! Lula sancionou PARCIALMENTE o texto, o que significa que algumas coisas foram deixadas de fora ou modificadas. Mas ainda assim, é um avanço no que diz respeito à segurança e ao direito de proteção das mulheres brasileiras.
A questão agora é entender como funciona essa regulamentação: quem pode comprar, onde vende, qual é o alcance do produto e se existem restrições de idade ou documentação necessária. Essas são as regras que vão fazer toda a diferença na hora da compra e uso do spray.
Esse é um movimento que parte da conscientização de que as mulheres precisam se sentir mais seguras e protegidas, especialmente com os índices de violência que a gente tem no país. Que venha mais segurança para todas!