Filha de Bruce Lee processa restaurantes por uso de imagem

Filha de Bruce Lee processa restaurantes por uso de imagem

A atriz Shannon Lee, filha de Bruce Lee, está processando uma cadeia de fast food chinesa, por supostamente usar uma imagem de seu pai sem permissão.

A Bruce Lee Enterprises, uma empresa da Califórnia administrada por Shannon, afirmou que a rede Real Kungfu, que tem mais de 600 restaurantes na China, usou uma imagem de Bruce Lee para seu logotipo sem permissão, de acordo com o jornal New York Post.

A empresa proprietária dos direitos de imagem de Bruce Lee exige uma indenização de US$ 30 milhões (R$ 123 milhões) e a remoção da imagem do artista que morreu em 1973.

O Real Kungfu, fundado em 1990, usa a imagem de uma pessoa bastante parecida com Bruce Lee, desde 2004, segundo os documentos do registro. O homem usa uma camisa amarela em uma pose de Kung Fu, semelhante à adotada e popularizada por Lee.

Um tribunal de Xangai agora terá que se pronunciar sobre o caso. A rede de restaurantes publicou um comunicado em sua conta oficial do Weibo, o equivalente chinês do Twitter, afirmando que estavam 'perplexos' com o processo, já que, de acordo com eles, o logotipo foi autorizado 'após um exame rigoroso realizado pela agência nacional de marcas'.

Quem foi Bruce Lee?

Bruce Lee, nascido como Lee Jun-Fan, foi um dos principais artistas de artes marciais, professor de artes marciais, ator, cineasta, filósofo e escritor americano de origem chinesa.

Nasceu no Chinese Hospital, de San Francisco, California, nos Estados Unidos, em 1940, e morreu em 20 de julho de 1973, em Kowloon Tong, Hong Kong. Morreu por causa de um edema cerebral causado por uma reação alérgica a um remédio para a dor.

Ganhou popularidade com a série  The Green Hornet e fez vários filmes onde as artes marciais eram temas centrais.

Teve dois filhos com sua esposa Linda Lee: o ator Brandon Lee, que morreu em 1993 aos 28 anos, vítima de um disparo acidental, e Shannon Lee, hoje com 50 anos.

Carregar Mais Notícias